Se você costuma acompanhar a gente por aqui, sabe o quanto destacamos a importância das hard skills (habilidades técnicas) e das soft skills (habilidades comportamentais ou socioemocionais). Por esse motivo, hoje vamos falar sobre como combinar as duas.
Afinal, conhecer seus pontos fortes é essencial para avançar nas etapas dos processos seletivos, escrever um currículo de sucesso e ter um perfil profissional exemplar.
Por isso, já imaginou ter habilidades muito desejadas pelas pessoas que fazem o recrutamento? Ao potencializar o seu autoconhecimento, você ganha destaque nas entrevistas de processos seletivos.
O que são soft skills e hard skills?
Relembrando, as soft skills são as habilidades não-técnicas, as comportamentais, que têm a ver com forma como nos relacionamos. Elas são tão relevantes para a seleção quanto as habilidades técnicas, e são essenciais para o trabalho em equipe, negociação, além de contribuir para lidarmos com os desafios do dia a dia.
Já as hard skills são as habilidades técnicas específicas relacionadas a um determinado campo de atuação. Elas são a base para atuar em segmentos específicos, como por exemplo programação, design gráfico, marketing digital, entre outras.
Conheça as habilidades que vão destacar o seu perfil profissional:
Soft Skills
- Comunicação;
- Liderança;
- Colaboração;
- Adaptabilidade;
- Resolução de problemas.
Hard Skills
- Conhecimento em uma língua estrangeira;
- Graduação;
- Cursos técnicos;
- Mestrados e doutorados;
- Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas;
- Habilidades ligadas à informática.
Agora que você já recordou o que são hard skills e soft skills, tenha em mente que combinar as duas habilidades é essencial para ter sucesso na carreira. Então, se você quer se destacar, precisa investir nas duas.
A seguir, trazemos algumas dicas de como você pode desenvolvê-las.
6 dicas para equilibrar hard skills e soft skills
Dosar um pouco de cada uma pode fazer toda a diferença em um processo seletivo como na sua vida profissional. Confira!
1. Autoconhecimento
Identifique quais são as suas habilidades técnicas e comportamentais, bem como aquelas que precisam ser aprimoradas. Conheça também suas fortalezas e as oportunidades de melhoria. Esse exercício ajudará você a definir metas e objetivos.
Se você não sabe muito bem por onde começar, uma boa maneira é fazer mapeamentos de perfil. Com o Genius, por exemplo, você fica sabendo o que te torna genial. Já o Lifestyle, mostra qual o seu estilo de trabalho. Os dois são gratuitos e desenvolvidos pelo Bettha, empresa que faz parte do ecossistema da Cia de Talentos.
2. Desenvolvimento contínuo
Invista em sua educação e aprendizado ao longo da vida, tanto em termos de conhecimentos técnicos quanto comportamentais. Assim, participe de cursos, workshops e treinamentos relevantes para melhorar suas habilidades em ambas as áreas.
Além disso, eventos também aumentam o seu networking e te ajudam a criar conexões valiosas para a carreira.
Um bom exemplo são as ações do Jornada para o Futuro, uma iniciativa aqui da Cia de Talentos, que conta com algumas das maiores empresas do país como parceiras, para apoiar no seu desenvolvimento quanto às soft skills mais desejadas pelo mercado. Clique aqui para ficar por dentro dos próximos eventos.
3. Prática intencional
Procure oportunidades para aplicar suas habilidades, seja em projetos reais quanto em simulações. Além disso, exercite sua capacidade técnica, mas também trabalhe para melhorar sua comunicação, liderança e trabalho em equipe.
4. Feedbacks
Peça feedbacks frequentes de pessoas próximas, colegas e da sua liderança, pois é uma boa oportunidade de receber dicas valiosas, que vão contribuir para o seu desenvolvimento em áreas específicas.
5. Colaboração
Crie oportunidades para trabalhar em equipe, participar de projetos multidisciplinares e compartilhar conhecimentos, porque essa atitude irá te ajudar a aprimorar suas habilidades de colaboração e comunicação.
6. Equilíbrio pessoal e profissional
Busque um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, pois isso contribui para o bem-estar geral, reduzindo o estresse e aumentando a capacidade de lidar com desafios profissionais.
Equilibrar hard skills e soft skills é fundamental para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Afinal, combinar habilidades técnicas sólidas com competências comportamentais fortes pode impulsionar sua carreira, melhorar a satisfação no trabalho e ainda facilitar relacionamentos interpessoais positivos.
2 comentários
É incrível que com a maturidade você entende a importância de saber seu hard skill e seu soft skill e quão transformador isso pode ser.
Uma boa combinação dessas duas características pode fazer seu trabalho um diferencial em meio a tantos talentos e fazer do seu trabalho um: Trabalho único, diferenciado.
Com esse entendimento vem junto o saber que: Estamos em constante aprendizado e transformação e isso pode ser incrível, tanto para você quando aos que estão ao seu redor.
Soft Skills , tem feito uma diferença muito grande na gestão de pessoas, a boa comunicação, a liderança, a colaboração, a adaptabilidade (um aspecto que precisa ser muito investido pela liderança), e o potencial para solução de problemas. Tudo isto como falado no post anterior tem sido um diferencial na nossa vida. Acredito que o Hard skill é algo mais pessoal, mas quem investe nele, tem grande crescimento profissional.