Bem-vindo a mais um de nossos artigos sobre o programa Jornada para o Futuro, nos quais estamos detalhando, uma por uma, as oito soft skills mais desejadas pelo mercado de trabalho da atualidade. A visão de negócios, competência sobre a qual vamos falar hoje, é uma dessas habilidades que os recrutadores andam buscando
Se você ainda não sabe o que são as soft skills, elas são um complemento das hard skills. Entenda melhor:
As hard skills são suas habilidades técnicas, tudo que você aprendeu em cursos de formação, nos quais aprendeu a dominar alguma técnica ou conhecimento. Por exemplo, o conhecimento de idiomas é uma hard skill.
As soft skills, pelo contrário, não são tão fáceis de quantificar. Elas não podem ser comprovadas, digamos, por um diploma. Também conhecidas como habilidades sociocomportamentais, fazem referência à forma como você vê o mundo, como atua frente aos desafios, oportunidades e situações da rotina.
Quer se aprofundar no assunto e entender o que é ter uma visão de negócios? É só continuar com a leitura, vamos contar tudo para você!
Visão de negócios: o que é isso?
Como o próprio nome indica, ter a competência visão de negócios significa que uma pessoa é capaz de enxergar tudo o que esteja relacionado a um campo de atuação, segmento, nicho, etc.
É importante não confundir com uma definição mais restrita do negócio em si. A visão de negócios vai muito além do empreendimento onde um profissional esteja desenvolvendo suas atividades.
Por exemplo, é importante levar em consideração o contexto macroeconômico no qual a empresa está inserida, a realidade micro do negócio em si, saber o que os consumidores esperam, ser sensível às tendências do mercado, entre outras coisas.
Ter visão de negócios é quase como ter uma bola de cristal dentro de sua cabeça.
É ser capaz de prever cenários possíveis, fazer uma estimativa de resultados, de decidir com o maior nível possível de precisão e sempre com base em informações sólidas.
O fato é que a visão de negócios é uma das competências mais interessantes que um profissional pode apresentar, principalmente pelo fato de que ela se conecta com outras habilidades.
Uma delas é estar conectado com a cultura e valores de uma companhia. Como ter uma visão de negócios sem tentar entender profundamente como uma empresa pensa e quais são os princípios que norteiam todas as suas atividades?
Ter protagonismo e resiliência é igualmente importante, já que um profissional com uma boa visão de negócio precisa ser capaz de tomar suas próprias decisões e saber se adaptar às constantes mudanças do mercado.
Visão de negócios e a realidade líquida
Como assim, realidade líquida? Bem, tem um cara chamado Zygmunt Bauman, um filósofo polonês, que disse que “as relações escorrem pelos vãos dos dedos”.
O que ele queria dizer é que a única certeza é a incerteza e que precisamos ser flexíveis o suficiente para que consigamos nos adaptar o tempo todo a todo e qualquer tipo de cenário que possa surgir.
Para que você possa ser mais flexível, é fundamental aceitar que há várias realidades possíveis, e que há inúmeras maneiras de resolver um mesmo problema.
Ter visão de negócios tem tudo a ver com esse conceito.
A gente falou de bola de cristal no começo do artigo, e como isso obviamente não existe literalmente, você vai precisar ter a maior compreensão possível de tudo que esteja relacionado ao seu campo de trabalho para conseguir decidir com mais certeza.
Achou uma viagem? Só parece meio abstrato, mas tem como deixar isso mais objetivo. Siga para o próximo tópico!
O conceito V.U.C.A.
Essa sigla nasceu no ambiente militar e serviu, no final dos anos 80, para descrever no que se havia transformado o mundo naqueles tempos.
Cada letra significa uma coisa, veja o que é cada uma:
Volatilidade (Volatile): tudo é imprevisível e muda sem parar. Ou seja, você tem que estar preparado para lidar com situações que ninguém poderia ter imaginado que existiriam. Desafios são permanentes, e é preciso discernir entre coisas importantes ou urgentes.
Incerteza (Uncertainty): ninguém tem como saber o que pode acontecer amanhã. Se hoje, já mudou algo, amanhã pode ser ainda mais diferente. Tentamos prever, mas nem sempre acertamos.
Complexidade (Complexity): vivemos em um mundo com uma quantidade impressionante de informações onde tudo pode ou não estar relacionado entre si. É preciso ter uma visão sistêmica para conseguir analisar o que se apresenta diante de nós.
Ambiguidade (Ambiguity): será que o que você viu era o que você entendeu? É preciso ter a maior clareza possível em nossa comunicação para que mensagens não sejam mal entendidas e todos falem a mesma língua.
Se você notar, o que disse Bauman tem muito a ver com o conceito V.U.C.A.
E do ambiente militar, essa sigla foi rapidamente apropriada pelo mundo corporativo para ajudar a entender em que contexto um empreendimento tem que operar, organizar-se e funcionar da melhor forma possível.
Conectando com o assunto principal de nosso artigo, ter visão de negócios é, em grande parte, considerar todas essas variáveis para que você consiga decidir com propriedade e sabedoria.
A importância da visão de negócios
Tem gente que tem uma visão de negócios mais desenvolvida, e outras pessoas podem ainda estar no caminho da evolução nessa competência. Mas, o fato é que isso é fundamental para que você consiga ter, além de mais chances no mercado de trabalho, uma melhor capacidade de entendimento da sua área.
Até porque, ninguém faz nada sozinho. E para que sua função, digamos, possa ser melhor exercida, é importante entender como o trabalho de outros profissionais se conecta e colabora com o seu, e vice-versa.
Exercitar a visão de negócios é uma tarefa para toda a vida. E ajuda muito ouvir, da boca de grandes líderes, como eles lidam com a necessidade de ter uma visão sistêmica de suas organizações.
Hoje, abrimos o artigo falando da Jornada para o Futuro, lembra?
Pois bem, a visão de negócios faz parte das trilhas do programa, que é 100% gratuito, te ajuda a desenvolver não essa competência, como as outras que o mercado busca e você ainda vai fazer parte de uma comunidade com oportunidades incríveis!
Não perca mais tempo, acesse já a página da Jornada para o Futuro, faça sua inscrição e de mais um passo em direção ao seu sucesso profissional!
1 comentário
Olá, achei interessante sua publicação obrigado