Os aprendizados do estágio para a carreira profissional são inúmeros. Afinal, é a oportunidade que você tem de conhecer na prática a profissão que escolheu, além de aplicar tudo o que ficava somente na teoria da sala de aula.
Mas o estágio proporciona também diversas lições que ajudam no seu crescimento pessoal. E é sobre isso que a gente vai falar hoje. Continue a leitura!
4 aprendizados do estágio que valem pra vida toda
Apesar de separarmos o lado profissional do pessoal, a verdade é que somos pessoas únicas e o que experimentamos em nossas vivências se aplicam em diferentes momentos. Por isso, destacamos quatro aprendizados do estágio que você pode aplicar ao longo da sua vida.
1. Não ter medo de errar
No início, até pela insegurança, é normal sentir medo de errar. Mas deixa a gente te contar uma coisa: ninguém nasce sabendo tudo. Além disso, é até esperado que nessa fase de estágio você cometa alguns erros. Aqui, o importante é entender o que aconteceu, ter uma postura aberta na hora de receber um feedback, buscar alternativas e contar com o apoio da sua liderança para aquela situação.
Leia mais: Feedback: 8 atitudes importantes que você deve ter
2. Trocar experiências e fazer networking
Uma das melhores oportunidades que o estágio possibilita é conhecer outras pessoas e trocar experiências.
Observar quem está há mais tempo na empresa, que já percorreu aquele caminho e escutar o que já passaram na vida profissional é uma excelente forma de aprender.
Além disso, é provável que você tenha contato com outras pessoas que também estão em um programa de estágio. Mesmo que seja em outra área, conhecer o que fazem ajuda a ampliar seu conhecimento da companhia e a criar conexões, relacionamentos. Algo que é fundamental para o seu networking.
3. Aumentar o autoconhecimento
Dentre os aprendizados do estágio está o autoconhecimento. A partir das suas vivências, você poderá identificar seus gostos, preferências e de que forma você lida com diferentes situações, por exemplo.
Pra isso, é fundamental que você se observe. Registrar quais suas reações, como lidou com algo que aconteceu, o que você teve mais facilidade, o que você entende que pode fazer melhor. Tudo isso faz parte de um exercício diário e está ligado ao último item, a seguir.
4. Desenvolver a autoconfiança
Quanto mais você se conhece, mais segurança tem pra tomar decisões, ter iniciativa, executar alguma tarefa. Isso acontece porque o nosso cérebro “não gosta” de novidades. Ele precisa de padrões pra te ajudar no processo de escolha.
Então, é natural que no começo você tenha mais ansiedade. Aos poucos, você irá conhecer melhor as pessoas do seu time, o funcionamento da empresa e vai adquirir a confiança necessária pra sua função.
Lembre-se que você está em uma fase de aprendizado. Por isso, deixe a vergonha de lado (se for o seu caso) e não pense duas vezes em pedir ajuda. Sabendo o caminho, tudo fica mais tranquilo.
Aprendizado extra
Pode ser que o estágio seja a sua primeira experiência profissional e, por isso, a primeira vez que você recebe mensalmente um valor.
Muitas vezes, nessa hora, a vontade de sair comprando tudo e mais um pouco que você tem vontade é grande! Mas saiba que essa é uma ótima oportunidade pra você também aprender a lidar com suas finanças. ?
Não tem problema nenhum você comprar algumas coisas que deseja. Só queremos destacar que é superimportante você se planejar. Seu sonho é fazer um curso no exterior? Realizar algum curso específico? Comprar um computador melhor que te ajude nos estudos? Qualquer que seja o seu objetivo, você precisa de planejamento.
Na virada do ano, escrevemos um artigo com dicas pra você planejar suas metas. A ideia aqui é que você também escreva o que gostaria de realizar ao longo do ano e se organize pra alcançar.
Se tiver mais algum aprendizado do estágio que você já tem levado pra vida, conta aqui pra gente nos comentários. Vamos adorar saber!