Pessoas questionadoras, que pensem fora da caixa, que tenham ousadia e corram riscos. Cada vez mais as empresas estão buscando profissionais com características como essas pra ajudá-las a inovar. Por isso, estão investindo no intraempreendedorismo como resposta aos seus desafios.
Quer saber mais sobre isso, como essa estratégia tem a ver com a sua carreira e o que você pode fazer pra ter esse perfil? Então, continue a leitura, que a gente te explica!
O que é intraempreendedorismo?
Mas, antes de falarmos sobre o intraempreendedorismo, vamos dar um passo atrás definir o que é empreender.
Apesar dessa palavra ter sido bastante utilizada nos últimos anos, a ideia mais comum era a de uma pessoa que optava por abrir seu próprio negócio, seja para realizar um sonho ou por necessidade.
Mas o Sebrae traz uma definição que vai muito além disso. A instituição que apoia micro e pequenas empresas, explica que “é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”.
Assim, o resultado dessa ação pode ser desde um negócio, como dissemos acima, até um movimento ou um projeto. Logo, o intraempreendedorismo surge quando isso acontece dentro de uma organização.
A seguir, vamos te contar por que essa prática é tão importante para as companhias atualmente.
Importância do intraempreendedorismo para as empresas
Se tem algo que as organizações precisam equilibrar é inovação e eficiência. Isso quer dizer que elas precisam combinar melhorias contínuas e novidades com resultados.
Assim, a ideia do intraempreendedorismo é justamente essa: possibilitar que as empresas consigam inovar, em um curto espaço de tempo, qualquer que seja a sua área de atuação.
Por isso, é superimportante uma cultura que incentive a autonomia, dê espaço para a sugestão e implementação de novas ideias.
Outro ponto essencial é sobre a forma com que a organização lida com o erro. Um ambiente como esse está mais sujeito a falhas, pois produtos ou serviços podem ser lançados em uma versão beta, por exemplo, com o intenção de identificar os pontos de melhoria.
Dessa forma, é essencial que profissionais tenham um local seguro em que possam aprender com os erros, ao mesmo tempo em que buscam resolvê-los com agilidade e suporte da companhia.
Agora que já explicamos a importância do intraempreendedorismo para as empresas, vamos ver quais são os principais aspectos que estão presentes em alguém com perfil intraempreendedor.
8 características do perfil intraempreendedor
As pessoas com perfil intraempreendedor, em geral, apresentam um ou mais, das seguintes características:
1. Inconformismo:
Não possuem uma atitude passiva quando sabem que algo pode ser feito de maneira diferente e/ou melhor;
2. Proatividade:
Por não se conformarem, têm iniciativa e não esperam que alguém diga o que deve ser feito;
3. Criatividade:
Pensam fora da caixa, estão constantemente em busca de soluções que tragam melhorias e costumam ter ideias e insights, por mais complexo que seja um desafio;
4. Execução aliada à gestão:
São as típicas pessoas “mão na massa”, que se envolvem com a execução das atividades, mas sem deixar de lado o olhar estratégico;
5. Ousadia:
São conscientes de que erros podem acontecer pelo caminho. Porém, sabem calcular os riscos e têm coragem de seguir em frente, com a flexibilidade necessária para corrigi-los;
6. Colaboração:
Sabem que nenhum resultado é conquistado individualmente. Por isso, sabem colaborar e envolver outras pessoas na construção de uma solução;
7. Capacidade de análise e pensamento crítico:
Têm visão macro de um cenário, possuem um senso de observação apurado, identificam pontos de atenção e o que precisa de melhoria. Além disso, sabem trabalhar com dados para propor a alternativa mais adequada a cada situação;
8. Boa comunicação:
Sabem expressar suas ideias, têm clareza tanto na fala quanto na escrita para se comunicar com qualquer pessoa que estiver envolvida no processo, independentemente da posição.
Se a sua dúvida é como desenvolver essas características, a gente te conta abaixo!
Leia mais: 4 soft skills que abrem portas para o mercado de trabalho
Como se preparar para o intraempreendedorismo
Separamos algumas dicas pra te ajudar a desenvolver um perfil intraempreendedor. Confira:
Busque o autoconhecimento
Em primeiro lugar, procure identificar quais das características que mencionamos você já possui. Lembre-se que você não precisa ter todas elas, mas anote as que se destacam e que podem ser potencializadas.
Invista nas soft skills
Todos os aspectos relacionados ao perfil intraempreendedor têm a ver com habilidades comportamentais. Por isso, procure alternativas para aprimorá-las. O Jornada para o Futuro, da Cia de Talentos, é um bom exemplo pra te apoiar nisso. ?
Exercite a criatividade
Saiba que a criatividade não é algo exclusivo de algumas pessoas. Ela pode e deve ser exercitada. Pra isso, é superimportante criar repertório, consumir conteúdos de assuntos diversos, participar de mostras, exposições, eventos culturais ou outros diferentes dos que você já se acostumou a ir.
Pode soar estranho, mas são todas essas informações e recursos que o seu cérebro utiliza na hora de pensar novas soluções.
Aproveite as oportunidades
Todos os dias, há alguma situação, seja na faculdade, no trabalho ou em qualquer outro lugar que você frequente que exige colaboração, iniciativa ou boa comunicação. Esses momentos são excelentes pra que você comece a colocar suas habilidades em prática.
Agora que você já sabe mais sobre intraempreendedorismo, quais características são importantes e como desenvolvê-las, prepare-se pra destacar na carreira.