Se você acompanha a gente por aqui, sabe que sempre trazemos conteúdos sobre competências técnicas, chamadas de hard skills, e sobre habilidades comportamentais, as soft skills. Hoje, vamos te apresentar outra: as power skills.
Já ouviu falar? Justamente pra te explicar sobre essas habilidades e porque elas são importantes que preparamos esse artigo pra você.
Mas, antes, o que são mesmo hard skills e soft skills?
Antes de entrarmos no novo conceito, precisamos dar um passo atrás e entender o que são essas habilidades. Acompanhe abaixo:
Hard skills
Como dissemos no início, essas são as competências técnicas. É todo o conhecimento que você adquire e que pode ser comprovado a partir de diplomas, avaliações práticas, certificações. Aqui entram treinamentos, cursos técnicos, graduação, pós-graduação, idiomas, entre outros.
Soft skills
Por outro lado, as soft skills têm a ver com seus aprendizados ao longo da vida. São suas habilidades comportamentais ou socioemocionais. Apesar de não ser possível comprová-las com um diploma, por exemplo, elas ficam evidentes durante uma entrevista de emprego.
Feita essa diferenciação, podemos ir para o nosso tema principal: as power skills.
Leia mais: 8 soft skills mais procuradas pelas empresas
O que são power skills, afinal?
De forma simples e direta, power skills – ou habilidades poderosas – são a combinação das duas habilidades que vimos acima.
Elas vêm ganhando destaque, porque o resultado é a criação de um conjunto de características que podem fazer a diferença nas equipes e nos resultados da empresa. Por essa razão, elas têm sido cada vez mais buscadas em profissionais.
Quem consegue desenvolvê-las se diferencia, porque é capaz de apresentar soluções pra problemas complexos. É o tipo de pessoa que sabe usar suas relações interpessoais e tirar o melhor proveito das suas capacidades técnicas.
Quais são as principais power skills e porque elas são importantes para as empresas
O mundo está cada vez mais complexo e isso não é diferente em relação aos desafios enfrentados pelas empresas. Por isso, elas buscam profissionais que, entre outras coisas, consigam transitar em diferentes situações, sejam flexíveis e tenham adaptabilidade.
Ou seja, se você quer se dar bem no mercado de trabalho, essas são as principais habilidades poderosas:
Autogestão
É a capacidade que uma pessoa tem de gerenciar a si mesma. Ela não depende da liderança pra apoiá-la a todo momento e direciona suas tarefas de forma proativa.
Comunicação
Saber se comunicar é essencial. Afinal, ninguém atua de maneira isolada. No dia a dia de trabalho, é necessário entrar em contato com pessoas de diferentes áreas e com públicos diversos.
Além disso, que possui uma boa comunicação, tem mais facilidade para apresentar ideias, alinhar processos e lidar com vários perfis de pessoas.
Lembre-se: é importante saber se expressar tanto na fala, seja em grupos pequenos ou para apresentações, como na escrita.
Colaboração
Como falamos há pouco, no trabalho, atuamos com outras pessoas. Por isso, mais do que saber trabalhar em equipe e manter uma boa relação e com os outros membros do time, é preciso saber contribuir com o crescimento e desenvolvimento de todo o grupo.
Pensamento crítico
Significa que você precisa ter uma postura crítica, que te permita avaliar uma situação, entender os riscos envolvidos, identificar pró, contras e os pontos de melhoria. Dessa forma, você pode agir com assertividade. Mais: o pensamento crítico contribui para a tomada de decisões.
Visão do todo
Essa capacidade de ter uma visão abrangente também é conhecida como visão sistêmica. Pessoas com essa power skill têm uma perspectiva mais ampla, conseguem enxergar além. Assim, fazem correlações e são capazes de chegar a soluções inovadoras.
Agora que você já sabe quais são as principais habilidades poderosas, separamos a seguir, algumas maneiras pra você desenvolvê-las.
Como desenvolver essas habilidades
A boa notícia é que o primeiro passo pra você potencializar suas power skills, você já deu! Afinal, esse processo se inicia com informação sobre o que elas são e qual a sua importância.
Em segundo lugar, trazemos aquela palavrinha-chave: autoconhecimento. Então, pare um momento, avalie quais delas você possui e procure identificar as que você entende que são seus pontos fortes e as que você pode melhorar.
Sabendo disso:
– busque participar de treinamentos;
– assista palestras;
– tenha curiosidade e consuma conteúdos sobre diferentes temas, além da sua área de atuação, como negócios e tendências, por exemplo;
– acompanhe as notícias. É fundamental que você saiba o que acontece na sua região, no Brasil e no mundo.
Lembre-se que você não conquista essas habilidades da noite pro dia. Mas você pode acelerá-las. Por isso, aproveite essas dicas, coloque em prática e avance no seu desenvolvimento profissional! ?