Você faz parte do time dos que estão vivendo as satisfações e ansiedades do primeiro emprego ou estágio? Então, esse texto é para você fazer bonito e deixar uma boa impressão nos seus colegas e chefe. Vem comigo e conheça os 5 comportamentos que você deve evitar no ambiente de trabalho:
1) Atrasos
Toda empresa tem regras, principalmente, quanto aos horários. Diferente da faculdade, onde um atraso de 10 minutos podia ser insignificante, no trabalho a pontualidade é um comportamento bastante relevante. E não estou falando apenas da pontualidade na chegada ao trabalho ou em reuniões, mas também sobre o cumprimento de prazos.
Então, cuide para chegar no horário em seus compromissos e também para cumprir suas entregas, pois comprometimento, gestão adequada do tempo e seriedade são alguns dos adjetivos atribuídos aos que zelam pelo próprio tempo e o dos outros.
2) Não assumir responsabilidade
Faz parte do crescimento pessoal e é sinal de maturidade assumir seus erros. Converse com seu chefe, conte o que aconteceu e mostre alternativas para minimizar ou consertar o problema. Mesmo que não encontre uma solução, fale a verdade. Isso mostrará que você é uma pessoa de confiança.
O mesmo cuidado vale com relação a sua carreira. Se você não se sente desafiado ou acha que seu talento está sendo subaproveitado, tome a iniciativa (e autorresponsabilidade) de buscar uma atividade que agregue ao time e a você. Converse com as pessoas para entender se você pode ajudar em algo mais ou se pode colaborar em algum outro projeto ou time da empresa. Além de resolver sua insatisfação, você passará a imagem de uma pessoa com iniciativa e colaborativa.
3) Não revisar seu trabalho
Outra atitude que alguns deixam de lado e ficam com a fama de desleixados. Todo mundo sabe que você está aprendendo e que erros fazem parte, mas há coisas que são consideradas falta de cuidado. Por exemplo, quando, com frequência, ocorrem erros de digitação, números trocados por falta de atenção e informação errada por falta de checagem.
4) Usar roupas inadequadas
Cada ambiente exige uma vestimenta. O mesmo acontece em diferentes segmentos empresariais. Num escritório de advocacia você deverá usar social completo (o ambiente pede formalidade), numa agência de publicidade você pode usar jeans e camiseta e numa empresa de bens de consumo, por exemplo, você deverá usar roupas sociais também, mas não precisa ser tão formal como no escritório de advocacia.
Observe como as pessoas se vestem e siga o código de vestimenta da companhia. Por mais informal que seja a empresa, não pega bem você usar roupas curtas, muito justas (ou largas), muito rasgadas, sensuais ou que revelam demais algumas partes do corpo (nada de mostrar o “cofrinho” ou a barriga, por exemplo).
5) Usar recursos do trabalho para fins pessoais
Isso se refere tanto ao uso da internet da empresa para acessar às redes sociais quanto usar a impressora para imprimir seus trabalhos da faculdade. Parece algo pequeno, mas não se engane, isso pode comprometer a sua imagem na empresa. E vamos combinar: em tempos de combate à corrupção, não pega nada bem tirar proveito próprio usando os recursos do trabalho, certo?