Não tem como fugir desse tema nas rodas de conversa. Afinal, querendo ou não, é algo que todos nós temos que lidar um dia. Estamos falando da busca por um emprego. Para vocês, jovens, muitas vezes pode ser um momento de dificuldade. Mas não precisa ser assim! Existe uma série de atalhos que te tornam mais atrativo para as empresas. Um deles é o desenvolvimento de habilidades profissionais.
Mas quais habilidades profissionais se destacam nos processos seletivos? Jovens são realmente mais procurados pelo mercado?
Essas dúvidas devem ter pipocado na sua cabeça. Mas vamos por partes!
Primeiramente, precisamos entender qual é a posição que vocês ocupam no mercado de trabalho.
As empresas preferem jovens sem experiência profissional?
É muito importante que você saiba que existem experiências mais importantes do que as profissionais. São aquelas acumuladas ao longo da vida. Inclusive na faculdade e na vida pessoal.
Vocês já chegam no mercado com uma bagagem de conhecimento muito boa. Afinal, o repertório da universidade ainda está fresco na mente. Além disso, vocês também carregam o ânimo de ingressar em uma carreira. Logo, esse ânimo se traduz em inovação e agilidade. E isso é muito importante para as empresas.
Habilidades profissionais realmente me ajudam a vencer a concorrência?
Concorrência é realmente um desafio. Principalmente em programas de Trainees, que podem ter mais de 2000 candidatos por vaga. Isso acontece porque a forma de entrada nas empresas é, muitas vezes, o caminho mais prático para assumir papéis de liderança nas organizações. Portanto, são oportunidades muito cobiçadas.
Esse é um ambiente muito competitivo e que busca sempre um perfil ideal e muito único. Entretanto, não são só as habilidades profissionais que importam nesse momento. Claro que também é necessária uma boa dose de habilidades profissionais, mas o alinhamento com a cultura da empresa também é essencial.
Então, a resposta é: sim. Habilidades profissionais te ajudam a se destacar. Mas lembre-se: o mercado está repleto de profissionais capacitados. Logo, mostrar que você se alinha com a empresa também é essencial.
Como saber se minhas habilidades profissionais são o suficiente?
Existe um caminho para identificar onde você pode melhorar: o seu histórico de trabalho. Veja os trabalhos que você realizou anteriormente. Identifique quais são os pontos em que você deixou a desejar. Então, use esse conhecimento para guiar quais devem ser seus focos de estudo.
Além disso, é muito importante compreender quais cursos e qualificações são necessárias para atuar na sua área. E, acima de tudo, você precisa perder a vergonha, entrar em contato com profissionais e amigos que dominam o assunto e pedir ajuda sobre o que fazer.
Quais são as habilidades profissionais que o mercado mais procura?
Algumas habilidades profissionais são fáceis de apontar. Entretanto, vale a pena relembrar que elas podem variar de acordo com a empresa e o cargo que você quer. E atenção: não são apenas as habilidades técnicas que são consideradas. Afinal, as empresas não querem só um profissional com um currículo afiado, mas também buscam por habilidades socioemocionais (as famosas Soft Skills).
A lista a seguir, baseada em um artigo publicado pelo Linkedin em 2019, vai te ajudar a entender melhor quais são essas características. Mas lembre-se de analisar de acordo com sua profissão!
Habilidades sociais:
- Criatividade – Parece simples, mas pessoas criativas são difíceis de se encontrar no mercado de trabalho. Afinal, algumas pessoas podem entrar na zona de conforto e perder seu vigor de criatividade. Por isso ela é tão desejada!
- Persuasão – Principalmente para quem atua na área comercial ou de direito, é fundamental ter o poder de seduzir com as palavras. E isso pode ser um diferencial incrível para a carreira.
- Colaboração – Essa característica é fundamental para quase todas as vagas. Raramente você vai trabalhar sozinho. Logo, ser capaz de ajudar as pessoas e causar um impacto positivo na carreira delas, é algo essencial.
- Adaptabilidade – Hoje o mercado é muito volátil. Nunca sabemos o que esperar do amanhã. Por isso, é fundamental ser adaptável e saber lidar bem com isso. A época onde podíamos fazer mais do mesmo todo dia, acabou.
- Gestão de tempo – O tempo é o melhor amigo do ser humano – e das empresas também! Por isso, é fundamental saber se organizar. Com isso, você será um profissional mais eficiente e desejado.
Habilidades profissionais:
- Computação na nuvem – Atualmente, com as tendências de big data – principalmente no setor de tecnologia – , é fundamental compreender o funcionamento da computação na nuvem. Esse tipo de tecnologia traz segurança e agilidade para as empresas. Logo, é uma habilidade indispensável.
- Inteligência Artificial – Junto com a computação na nuvem, profissionais capazes de aplicar técnicas de inteligência artificial vêm sendo muito requisitados. O mundo está cada vez mais automatizado e faltam profissionais capazes de colaborar nesse processo. Afinal, esse é um mercado com muito espaço para crescer.
- Raciocínio analítico – Você já deve ter ouvido falar que dados são o novo petróleo, certo? Então, saiba que o mundo está cada vez mais alimentado por eles. Portanto, ser alguém capaz de analisar essas informações e trazer melhorias para os negócios é uma peça chave nos profissionais de hoje.
- Gestão de pessoas – Você também já deve ter escutado que o principal valor das organizações são as pessoas, né? E por isso, é fundamental (principalmente em cargos de liderança) saber inspirar e gerenciar as pessoas.
- UX Design – O conceito de experiência do usuário deve estar dentro do escopo do profissional ideal. Ela determina como o público irá consumir o seu produto. E essa experiência é determinante na satisfação dos clientes.
Agora é com você! Quais são as habilidades profissionais que mais vão ajudar na sua carreira?