A quantas anda a animação aí para o maior evento de futebol, que vai agitar o mundo nas próximas semanas? Por aqui, a gente também está na torcida, mas de olho no que podemos aprender com a Copa. Afinal, não é de hoje que o esporte nos ensina.
Por isso, confira 7 lições que identificamos e podem ser valiosas na sua vida profissional.
1. Preparo
Podemos dizer que a seleção brasileira é a “empresa dos sonhos” de qualquer atleta. Receber a notícia da convocação e ainda pra atuar em uma Copa deve ser uma das experiências mais marcantes. Isso porque é o reconhecimento de todo um trabalho feito ao longo de um tempo. A escalação pra fazer parte do time principal é resultado de muito empenho e dedicação.
Ou seja, se você também quer se destacar, se prepare. Dedique tempo aos estudos, ao autoconhecimento e ao desenvolvimento de habilidades que serão importantes para o seu futuro profissional.
2. Resiliência
Se tem uma lição que podemos aprender com a Copa é sobre resiliência. Durante a carreira esportiva, são diversos os desafios que atletas, principalmente de alto rendimento, precisam enfrentar. Intensidade de treinos, lesões, derrotas em partidas e tantos outros.
Mas, pra seguir em frente, precisam se adaptar para superar as dificuldades e as situações de estresse. Não é à toa que resiliência se tornou uma palavra-chave quando o assunto é carreira. No dia a dia das empresas, profissionais também precisam dessas mesmas características pra enfrentar os desafios que surgem.
3. Objetivo claro
Em uma Copa, todas as equipes têm a clareza de qual objetivo deve ser alcançado. Ninguém tem dúvidas de que é a conquista do título.
Trazendo essa ideia para o contexto profissional, saber onde se quer chegar é superimportante, porque é essa definição que vai te ajudar a identificar o que é preciso para chegar lá. Mas, tenha calma se você ainda não sabe. No início da carreira, é natural ainda ter dúvidas.
Além disso, nada está escrito em pedra. Pode ser que mais à frente, você tenha que ajustar a rota e está tudo se isso acontecer ?
4. Foco e concentração
Antes de jogos importantes, é comum que as equipes fiquem até três dias concentradas em um hotel. Neste período, a ideia é que descansem e tenham uma boa alimentação pra entrar em campo com a mente focada e o corpo preparado para aquela decisão.
Fazendo uma comparação, as fases de dinâmicas de grupo e de entrevista costumam ser as que deixam as pessoas que participam do processo seletivo mais ansiosas. Por isso, antes dessas etapas, você também pode fazer o mesmo.
É claro que não precisa se isolar em um hotel, mas ter uma boa noite de sono e se alimentar de maneira adequada certamente vão contribuir para que você esteja bem.
5. Trabalho em equipe
Esportes coletivos, em geral, são excelentes exemplos de trabalho em equipe. Alcançar a vitória em uma partida só é possível quando existe empenho de todas as pessoas.
Quando o objetivo é comum, cada papel precisa ser bem executado. Além disso, pedir ajuda e observar se você pode contribuir com alguém são ainda atitudes importantes pra alcançar o resultado esperado.
6. Comunicação
Em campo, os times precisam se comunicar o tempo todo, seja falando ou com gestos. Essa é uma forma de avisar se uma pessoa do time adversário está se aproximando ou chamar atenção, avisando que está livre pra seguir a jogada.
No trabalho, a comunicação é fundamental pra que a equipe chegue a uma solução, tenha ideias, antecipe problemas e evite mal-entendidos, por exemplo. Clareza e transparência na hora de falar com colegas e a com a liderança faz toda a diferença.
7. Equilíbrio emocional
Por último, mas não menos importante, separamos o equilíbrio emocional como uma das lições que podemos aprender com a Copa.
Ter equilíbrio emocional significa saber controlar as emoções e usá-las a seu favor. Imagine um estágio lotado, com milhares de pessoas, torcida adversário em uma final de campeonato? Se quem estiver em campo não souber manter o controle, dificilmente conseguirá ter um bom desempenho.
E isso vale pra diversas situações da vida profissional – desde o processo seletivo até pra quem já tem anos de experiência. Por isso, de novo, vale investir em autoconhecimento, observar como você reage em diferentes momentos e até buscar ajuda de especialistas, como terapeutas, por exemplo.
Viu só? Pensou que a Copa era só futebol? Ela é muito mais do que isso! Curta os jogos e aproveite pra colocar todas essas lições em prática. ?
Leia mais:
6 coisas que as empresas avaliam na entrevista de emprego
Ansiedade: como lidar com ela antes da dinâmica de grupo