No final de uma entrevista, é comum que a pessoa da equipe de seleção queira saber se você ficou com alguma dúvida. Nessa hora, milhares surgem na cabeça: Mas eu posso perguntar? O que eu pergunto? E se eu não perguntar nada? Será que corro o risco de receber uma reprovação? Se você é dessas pessoas que sente o nervosismo chegar só de pensar nesse momento, já pode relaxar! Esse artigo sobre o que perguntar no final da entrevista foi feito pra você!
Veja o que fazer antes da entrevista de emprego
Algo que a gente costuma dizer sempre por aqui é sobre a importância de se preparar para cada etapa do processo seletivo. E você começa esse preparo com pesquisas sobre a empresa. Busque todas as informações que estiverem disponíveis, desde o site, passando pelas redes sociais, notícias, vídeos, entrevistas, podcasts etc.
Lembre-se que essas são algumas ideias. Vá além! Você também pode incluir neste roteiro, o setor em que ela atua, por exemplo.
Outro aspecto importante é que as dúvidas podem surgir durante a pesquisa. Se isso acontecer, já anote, porque a entrevista é um bom momento para você esclarecer. Ao final, quando tiver a oportunidade de questionar, observe se aquela sua pergunta já não foi respondida em algum momento da entrevista.
Leia mais: Apresentação pessoal: saiba como dizer quem é você nos processos seletivos
Preciso fazer perguntas no final de uma entrevista de emprego?
De uma forma simples e direta, não. Se ao longo de toda a conversa, as suas dúvidas tiverem sido respondidas, você não precisa inventar uma. Isso não é malvisto por quem está fazendo a entrevista.
Mas entenda que, se de um lado, a empresa busca a pessoa com o perfil mais adequado, de outro, você também precisa checar se essa oportunidade está de acordo com os seus valores e o que você quer para a sua carreira. Por isso, aproveite essa chance pra saber tudo direto da fonte.
Você pode fazer perguntas
Tenha em mente que a entrevista de emprego nada mais é do que uma conversa. As perguntas que a pessoa à frente do recrutamento faz servem como guia pra conhecer você e extrair informações que irão ajudá-la a saber se o seu perfil se encaixa com o da vaga.
Assim, encare de um jeito leve, como um bate-papo. Se alguma dúvida aparecer ao longo do caminho e você perceber que tem abertura, pergunte. Tire proveito desse momento de troca. Essa postura também demonstra que você está presente, com foco, e que possui curiosidade e interesse pela organização.
Ideias do que perguntar no final de uma entrevista
A primeira pergunta que você pode fazer é sobre algum ponto que talvez não tenha ficado tão claro durante a conversa. Além disso, essas seriam possíveis perguntas:
– Quais são os principais desafios dessa posição?
– O que se espera da pessoa que for contratada pra essa vaga?
– Você poderia me contar como é a estrutura da equipe?
– A empresa possui um plano de desenvolvimento?
De novo, fazer perguntas no final de uma entrevista não é algo obrigatório. Por outro lado, o que não vale é voltar pra casa com a cabeça cheia de interrogações. Combinado?
E pra saber mais sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego, confira o episódio #08, do CT CAST, com a consultora Ana Clara Bianco e o analista Renan de Paula Santos sobre as melhores dicas de como se preparar pra essa etapa.