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Dúvidas sobre processo seletivo

Business case: o que é e como se dar bem nessa etapa?

por alanis 28 de agosto de 2020
28 de agosto de 2020
Business case: o que é e como se dar nessa etapa?

Hoje vamos falar sobre Business Case ou Painel de Negócios. Independente do nome dado pela empresa, essa etapa tem como principal objetivo avaliar os candidatos com um nível de profundidade maior e de acordo com as competências da organização.

Um diferencial desta etapa é a participação de gestores ou representantes das empresas. Isso faz bastante diferença porque o olhar para o processo fica ainda mais personalizado.

Outro ponto superimportante é que, se você chegou até esta etapa, você tem o perfil desejado. O afunilamento de etapas e as atividades propostas ajudarão os recrutadores a avaliarem quais os candidatos dentro do perfil que se dariam melhor dentro daquela posição.

Como o business case funciona

Dependendo do formato desenhado, atividades em grupo ou individuais são desenvolvidas para que os candidatos interajam entre si e tragam insumos para que os avaliadores possam identificar os comportamentos que são esperados para aquela posição que você está concorrendo.

Nessa etapa, são avaliadas frentes técnicas e comportamentais durante o processo. Por isso, vamos dar algumas dicas legais para que você chegue preparado para fazer sucesso.

Ah! Vale lembrar que a parte técnica avaliada no painel não é sobre o seu conhecimento no segmento em si, mas sobre a maneira como estrutura a sua linha de raciocínio. Tenha sempre em mente que a agilidade de aprender e fazer links é uma das competências do Futuro mais desejadas pelos empregadores nos dias de hoje.

Como se dar bem no business case

#1 – Construa sua linha do tempo e conecte os pontos

Quanto mais você tiver segurança de sua trajetória e de todos os aprendizados que ela te trouxe mais você conseguirá se sentir seguro e entregar um bom resultado nos processos de seleção.

#2 – Peça feedback àqueles que estão ao seu redor

É importante que você entenda os seus pontos fortes e os que ainda precisa desenvolver. Esse processo será muito mais fácil através de pessoas da sua confiança. Podem ser professores, colegas de grupo na faculdade, familiares ou amigos. Não importa! São eles que vão te ajudar a usar todas as suas potencialidades em uma etapa como essa.

#3 – Estude a empresa

Conheça o negócio, os concorrentes e entenda o quanto ela está alinhada aos seus propósitos e com aquilo que você busca em sua carreira. Esse empoderamento te ajudará a criar uma conexão com os gestores e representantes da empresa.

#4 – Seja sempre você mesmo

Não é necessário encenar ou tentar ser algo que você imagina que os recrutadores esperam que você seja. O match acontecerá se as suas competências, trajetória e aprendizados forem compatíveis com a empresa. Essa é a única forma de ser proveitoso para ambos. De nada adianta entrar em uma empresa que não está alinhada com aquilo que você acredita, não é mesmo?

#5- Tenha atitude, mas também saiba ouvir

Encontrar esse equilíbrio é essencial para que você seja notado e colaborativo. Aliás, não se esqueça de encarar como um exercício! Treine no seu dia a dia com as pessoas da sua zona de conforto e, com toda certeza, isso se tornará um hábito.

Coloque essas dicas em prática e lembre-se: você já chegou longe por estar nessa fase. Agora, busque segurança através do conhecimento, seja seu ou da empresa que está aplicando.

Boa sorte!

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3 comentários

Marcelo 16 de agosto de 2021 - 18:05

Poderiam me enviar um “exemplo prático” de BUSINESS CASE para me ajudar a entender melhor além das informações que li mais acima desse informativo de vocês?
Grato. Abraços.

Réplica
Cia de Talentos 17 de agosto de 2021 - 16:27

Oi, Marcelo. Tudo bem? Você pode realizar através dessa jornada do Bettha: https://www.bettha.com/info/jornada/23-case-de-sucesso-balas-e-chicletes

Réplica
Candidato_2022 26 de outubro de 2022 - 05:32

No caso dos Business Analysts, ou analista de negocios, dos Financial Analysts, ou analistas financeiros, e Business Architects, o processo seletivo tem um elemento que costuma gerar muitas duvidas: as case-interviews, um tipo de dinamica bastante comum no mercado.

Réplica

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