Você já ouviu falar ou participou de um Hackathon?
Essa palavra super diferente tem origem inglesa e é a junção do vocábulo “to hack” (fatiar, quebrar, alterar ou ter acesso) com a palavra “marathon” (maratona).
Mas o que é um Hackthon?
Inicialmente, esse nome se referia a uma maratona de programação em que hackers se reuniam para explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos.
Assim como tudo no mercado de trabalho, os Hackthons também evoluíram. Hoje, eles se tornaram uma ferramenta muito usada por startups como uma evolução natural do brainstorming. Representam o ambiente ideal para o desenvolvimento de inovação e podem durar de um dia a uma semana.
Além de startups, grandes empresas também têm se interessado cada vez mais por essa estratégia. Sabe por quê?
Um hackathon é um acelerador de ideias. e traz inúmeros benefícios para a corporação, pois incentivam a criatividade individual e a experimentação de novas possibilidades.
Esses eventos podem ser uma excelente maneira de criar soluções inovadoras para a empresa ou selecionar profissionais para ingressarem na organização.
Além disso, essa estratégia é ótima para trabalhar a marca empregadora da companhia. Afinal, ela qual conquista mais visibilidade ao promover uma maratona com diversos profissionais, crescendo e atingindo novos públicos.
Quais são os benefícios do Hackathon?
Não é apenas para as organizações que os Hackthons são benéficos, já que permitem que seus participantes possam se conhecer e fazer networking.
Eles também podem desenvolver novas habilidades e técnicas, tais como: capacidade analítica, proatividade e agilidade, capacidade de comunicação e relacionamento.
Quando se trata de busca de talentos no mercado, o Hackathon surge como uma maneira eficiente de avaliar e promover o encontro de candidatos potenciais para a empresa.
Neste tipo de evento, os participantes terão de mostrar suas habilidades e, no final, é possível identificar suas competências em relação ao perfil buscado.
Como os Hackathons funcionam
Essas maratonas costumam durar de 24 a 48 horas, mas cada empresa adota uma estratégia mais condizente com suas necessidades de contratação. Desta forma, este tempo pode variar de acordo com a estrutura do evento.
Durante as maratonas, os candidatos participam de workshops e palestras sobre a empresa contratante e têm um contato mais próximo com o board de liderança.
Os avaliados são distribuídos em times compostos por pessoas com conhecimentos variados. Esses times têm como objetivo criar e desenvolver projetos desafiadores e disruptivos que devem se encaixar ao tema do evento e ter relação com as necessidades e estratégias reais da empresa e do negócio.
Os times devem trazer soluções e utilizar inovação tecnológica no desenvolvimento dos projetos.
Esses eventos apresentam grandes desafios, mas contam também com bons momentos de diversão. É importante que as pessoas se sintam bem à vontade, participando da maratona com engajamento do início ao fim.
É possível fazer um Hackathon à distância?
Sim, o mais legal é que, em momentos de isolamento social, também é possível desenvolver um hackthon online.
Neste formato, os eventos demandam menos trabalho e custo, por não ser necessário alugar um local para sediar a competição, por exemplo.
Todos os projetos são enviados remotamente, com um prazo delimitado. A maratona online costuma durar menos tempo do que as presenciais e os participantes desenvolvem as ideias com seus times de forma remota, sem a necessidade de se deslocar para o evento.
O que á avaliado?
Durante essa maratona, podemos observar nos candidatos diferentes competências:
- Trabalho em equipe
- Proatividade
- Solução de problemas
- Planejamento e organização
- Foco no resultado
- Comunicação e relacionamento
- Liderança e muitos outros temas de extrema relevância para uma contratação assertiva.
Além disso, o Hackthon pode ser um diferencial para a seleção dos candidatos, pois o processo seletivo acontece de forma dinâmica e colaborativa. Dessa forma, os profissionais podem se identificar com a empresa desde este primeiro momento. Ainda assim, é importante que a cultura organizacional da empresa valorize o trabalho em equipe, dando continuidade ao trabalho realizado no recrutamento.
A melhor parte, é que ao final do processo, mesmo aqueles que não foram aprovados terminam com uma boa experiência pra contar.
O Hackthon se tornou a inspiração para diversos tipos de evento quando se trata de etapa final de avaliação de processos seletivos. Sendo que, em muitos casos, mesmo que com nomes diferentes, esses eventos seguem os mesmos princípios e objetivos, tamanho o sucesso e eficiência deste formato.
Conseguimos responder suas dúvidas sobre o tema? Torcemos pra que você tenha a oportunidade de participar de Hackathons interessantes e possa se desenvolver ainda mais!
Mariana Reis – Consultora de Carreira
1 comentário
Conceitos claros … resultados impressionantes!