Você já parou pra pensar que o lifelong learning não é um conceito distante da nossa realidade? Ao contrário do que muitos pensam, ele não é apenas uma necessidade de carreira! Podemos dizer, inclusive, que ele está entre os nossos desafios desde a infância e nos acompanha por toda a vida.
Se olharmos pra nossa vida, existem muitas maneiras de se aprender novas habilidades. Uma delas, começa no ensino formal, na escola que frequentamos desde a primeira infância. Por outro lado, também é possível se desenvolver através da experiência de vida, como acontece com andar de bicicleta, por exemplo.
Além disso, com o passar do tempo, temos como fonte de aprendizado:
- Cursos livres
- Workshops
- Livros
- Documentários
- Treinos
- Palestras e muito mais.
Ou seja, é possível passar uma vida inteira aprendendo coisas novas e de diferentes maneiras. Então, se você ainda não ouviu falar de lifelong learning, chegou a hora de descobrir como essa tendência vai te ensinar a nunca parar de aprender!
O que é lifelong learning?
Como o próprio nome já diz, lifelong learning é aprendizado contínuo ao longo de toda a vida. Isso significa buscar novos conhecimentos por conta própria. Também representa tanto um estilo de vida, quanto uma necessidade para quem quer ser sempre relevante pro mercado de trabalho.
A aprendizagem ao longo da vida não depende necessariamente da escola ou da universidade. Pelo contrário! É uma constante busca voluntária por desenvolvimento.
E quando analisamos o mundo à nossa volta, fica fácil perceber a importância do lifelong learning. Com os avanços tecnológicos, muitas tarefas são automatizadas, as necessidades das pessoas mudam e, portanto, os desafios das empresas também são alterados.
Então, o ensino formal não consegue acompanhar tantas mudanças com a mesma velocidade. Por isso, até mesmo os recém-formados precisam buscar novas habilidades e competências em outros formatos de aprendizagem. E essa busca não tem data pra acabar!
Os quatro pilares do lifelong learning
Como já comentamos, a aprendizagem contínua não é um conceito novo. Ainda em 1996, Jacques Delors definiu quatro pilares para a educação do futuro. Então, eles se tornaram as bases do lifelong learning e ainda dizem muito sobre a nossa realidade:
Aprender a aprender
Tudo começa no conhecimento, né? Mas esse pilar nos ensina que, antes de buscarmos por conhecimento, seja ele qual for, é preciso descobrir como o seu cérebro retém melhor novas informações. Então, para isso, você pode experimentar ferramentas e boas práticas de aprendizagem para te ajudarem neste processo.
Aprender a fazer
Depois, mais do que adquirir um conhecimento, você vai precisar saber como aplicá-lo para resolver os problemas do dia a dia e se relacionar com as pessoas. Parece fácil, né? Mas ainda não acabou!
Aprender a conviver
Na vida e na carreira, é preciso compreender que somos seres interdependentes, realizando projetos em conjunto. Portanto, precisamos saber como gerenciar os conflitos que podem surgir, respeitando a diversidade e a pluralidade de ideias.
Aprender a ser
Por último, mas não menos importante, você vai precisar desenvolver seu autoconhecimento. Essa é a única forma pra atuar de forma responsável e se aprimorar constantemente.
Mas por que aprender continuamente é uma necessidade? A resposta é simples:
O lifelong learning é a principal habilidade do futuro
Nos últimos anos, acompanhamos diversas listas com as habilidades mais desejadas pelas empresas, ou das profissões do futuro. Mas tem uma coisa que conecta todas essas tendências: a aprendizagem contínua.
Sem aprender com frequência, você não vai desenvolver as habilidades que as empresas precisam. Além disso, também não vai conseguir abraçar uma das profissões do futuro. E o motivo é um só: essas necessidades se transformam o tempo todo.
Até dentro de uma mesma área, a atualização é tão rápida que não podemos nos dar ao luxo de passar um ano sem estudar algo novo. No marketing digital, por exemplo, as regras de posicionamento orgânico mudam todos os meses. As melhores práticas para atrair leads e clientes por anúncios também se atualizam na mesma velocidade.
No direito, que é uma das carreiras mais tradicionais que temos, surgem novas normas, regras e leis todos os anos. E quando se trata do direito digital, isso se torna ainda mais complexo.
Já pensou como isso acontece na medicina, então? A cada dia surgem novas descobertas de medicamentos e tratamentos que podem salvar milhões de vidas, além de melhorar a qualidade de vida de tantas outras, é claro.
Então, é por essas descobertas e inovações que o lifelong learning se tornou a habilidade mais desejada pelas empresas. Elas querem profissionais com fome de novos conhecimentos, que possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios.
E mais: essas empresas querem pessoas motivadas, que tomam as rédeas de suas próprias carreiras e buscam aperfeiçoamento constante por conta própria. Afinal, ter proatividade em relação ao seu desenvolvimento demonstra muito sobre o seu desejo de realização, de superaçãoe de crescimento.
E aí, você é um lifelong learner? Então nem pense em parar por aqui! Confira 5 dicas para conquistar o emprego dos seus sonhos este ano!
3 comentários
Excelente artigo e poucos conseguem ter essa informação correta e relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu facebook.
parabéns pelo artigo de qualidade
olá meu nome é André e sou fã do blog de vocês seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigado