Ter um bom planejamento financeiro é a melhor maneira de ver seus sonhos realizados, seja pagar a faculdade, fazer aquela viagem incrível ou dar entrada no seu apê novo.
Mas acontece que a maioria dos jovens não sabe por onde começar a fazer o seu planejamento financeiro pessoal. E é por isso que criamos este post. Nele, você vai conferir dicas práticas e simples para começar o ano com as suas contas totalmente organizadas.
Continue a leitura!
1. Saiba quanto você ganha e quanto você gasta
O primeiro item da nossa lista de dicas para um bom planejamento financeiro é conhecer o seu fluxo de caixa. Ou seja, quanto você ganha e quanto você gasta.
A boa notícia é que esse controle pode ser feito de diversas maneiras: em um caderno, uma planilha de Excel ou até mesmo com um dos inúmeros aplicativos de controle financeiro disponíveis para smartphones, tablets e desktops. Dentre as opções de apps, temos o Guia Bolso, o Mobills e o Wally.
2. Identifique os ladrões de rendimento
Um cafezinho aqui, um biscoito acolá. E lá se vai o seu dinheiro sem você nem perceber, não é? Pois, para ter um bom planejamento financeiro, você precisa saber quais são os gastos supérfluos que você pode cortar.
A dica aqui é anotar, durante o mês inteiro, tudo o que você gasta. Até mesmo o chiclete comprado. Assim, você conseguirá identificar não só onde e com o quê está gastando, mas também em quais momentos essas compras acontecem.
Dessa maneira, você cria o hábito de pensar antes de gastar o seu dinheiro, o que vai contribuir para que você poupe mais recursos para o que realmente importa.
3. Defina suas prioridades
Sabe aquele curso com o qual você vem sonhando há tempos? É possível pagar as mensalidades sim, desde que você se mantenha firme com seu planejamento financeiro.
Se você cumpriu a dica anterior, já sabe quais são os seus ladrões de dinheiro e já estão agindo para que eles deixem de existir. O próximo passo, então, é definir o que é prioridade na sua vida e quanto você tem que poupar para atingir o seu objetivo.
O segredo é fazer uma projeção de fluxo de caixa. Em outras palavras, planejar o seu financeiro para os próximos doze meses e entender quanto você precisa poupar por mês para ver seu sonho alcançado o mais rápido possível.
Determine um valor e um prazo para cumprir sua meta. Assim fica mais fácil monitorar se você está fazendo tudo ao seu alcance para concluir seus objetivos.
4. Tenha um fundo emergencial
Apenas um a cada dez brasileiros consegue guardar dinheiro todos os meses. Isso significa que, quando acontece uma emergência, como a perda do emprego ou mesmo uma doença, o financeiro é drasticamente afetado. Este é o seu caso?
Então pare de postergar seu planejamento financeiro agora mesmo e comece a poupar! Ter um fundo de emergência é essencial para que você não entre em apuros assim que o primeiro obstáculo se apresentar na sua vida.
5. Planeje-se para ganhar mais dinheiro
Aumentar seus rendimentos também deve fazer parte do seu planejamento financeiro. E isso pode ser feito de várias maneiras.
Se você está na faculdade e recebe ajuda dos seus pais, procure por um estágio remunerado. Além de ganhar independência financeira, você poderá começar sua carreira profissional mais cedo e conquistar experiência.
Caso você já trabalhe formalmente, uma boa dica é fazer alguns trabalhos como freelancer. Existem plataformas que oferecem trabalhos remunerados de escrita e revisão de textos, tradução, cadastramento de informações em e-commerces, entre outros.
Também é possível dar aulas particulares, oferecer serviços de dog walker ou até mesmo ensinar outro idioma para vizinhos e colegas.
Fazer um bom planejamento financeiro só depende de você, assim como fazer a sua carreira decolar. Então saiba como desenvolver uma competência que o mercado está buscando e aumente suas chances de empregabilidade e de ter mais rendimentos!