Ter a mente flexível e inovadora é uma habilidade para pensar fora-da-caixa, conectar ideias que aparentemente não seriam relacionadas inicialmente e integrá-las a fim de realizar inovações.
Criatividade é a contrapartida do hábito… é criar algo novo sobre seu repertório – e construir sobre a originalidade de uma pessoa. Assim, ela pode ter diferentes formas e cores, dependendo do indivíduo e sua história de vida.
No entanto, sua utilização é muito mais simples para explorar novas oportunidades, para resolver problemas e criar novas ideias. Como cada um de nós tem um potencial criativo diferente, é aqui que a colaboração faz total sentido.
Por que a criatividade é cada vez mais importante?
Todos os dias somos desafiados com novas situações para as quais precisamos de novas soluções. Na maioria das vezes usamos uma perspectiva enviesada, em que nos baseamos em lógicas já conhecidas para resolver os problemas atuais.
Se aplicarmos esse tipo de pensamento, nos limitamos a reproduzir somente o que já conhecemos. É por isso que temos de explorar novas soluções, e é nesse ponto em que usamos nossa criatividade. Ela nos permite imaginar novas possibilidades, um maior número de insights, um aumento da nossa espontaneidade e de ação quando a oportunidade aparece.
O futuro será cada vez mais incerto e menos óbvio. Precisamos de criatividade para identificar novas oportunidades e nos preparar para explorá-las.
Quais são os elementos da criatividade?
Existem muitas interpretações do que é criatividade. Uma das abordagens que existe trata de elementos como a integração de espontaneidade, inspiração e imaginação. Esses três elementos são o resultado de projetos e discussões entre Anderson Penha e Daniel Egger.
A inspiração vem da sociedade real, a espontaneidade da nossa unidade interna, e a imaginação vem da exploração “ilimitada” de novas possibilidades. É com a junção desses três pontos que chegamos em nossa criatividade.
INSPIRAÇÃO: é como a ação – sua quantidade de repertório captada por meio de leituras, vivências ou conversas.
ESPONTANEIDADE: são os impulsos e comportamentos que estimulam sua criatividade. É um sentimento interno.
IMAGINAÇÃO: é a capacidade de formar imagens mentais de coisas que não estão presentes ou consideradas reais.
Onde e quando você tem o maior número de ideias?
Cada um de nós tem uma maneira diferente de ser criativo. Alguns têm grandes ideias pouco antes de cair no sono, outros quando estão assistindo TV. Qual é o seu caminho?
Pegue um caderno e anote cada ideia que você tem, durante 14 dias seguidos. Além disso, observe onde você está, quando teve a ideia e o que aconteceu antes. Quando você lê as suas ideias gravadas ao longo desses 14 dias você vai perceber padrões. Quando falamos de criatividade, o primeiro passo é entender o seu potencial criativo.
CURIOSIDADE:
Uma pesquisa publicada alguns anos atrás, em um jornal alemão chamado Zeit, mostrou que a maioria das pessoas têm ideias quando elas não estão no trabalho ou durante as reuniões (os maiores índices de ideias são na natureza, em casa – durante o jantar ou assistindo TV, durante as férias ou numa viagem e até mesmo no trânsito). Por que isso é importante? Quando uma organização ou você quiser ser mais criativo, é necessário reconhecer o padrão que cada um tem na hora de ter novas ideias. Só assim é possível aproveitar melhor o potencial criativo de cada indivíduo.
Já parou para pensar o quanto essas habilidades não precisam estar presentes apenas na inovação de produtos ou serviços, mas que são muito importantes no processo de autoconhecimento e reinvenção de nosso papel no mundo?
2 comentários
A água do chuveiro lava a alma, e me proporciona altas ideias!
Isso mesmo, tenho muitas ideias ao entrar, durante e ao sair de um merecido banho, após um dia atribulado do trabalho.
Ideias de Startup’s, e também sobre melhorias no ambiente Organizacional. São tão naturais que já me acostumei… só preciso anotá-las depois de desligar o chuveiro.
Eu costumo ter ideias quando sento para estudar e coloco musica eletrônica para ouvir, tipo Alok, Avicci etc, mas, é preciso está sozinho e durante o dia.