A Maior Live de Carreira do Mundo foi um dos eventos mais incríveis que já realizamos aqui na CT. Essa decisão ousada de fazer a live acontecer não veio do nada! Com as incertezas que a pandemia trouxe, recebemos milhares de mensagens de jovens universitários e recém-formados com medo de não conseguirem espaço no mercado de trabalho.
Foi pensando nessas pessoas que planejamos um total de 24 horas de transmissão ao vivo e online. Nossas principais pautas foram:
- Conteúdos de carreira;
- Dicas para processos seletivos;
- Painéis com líderes de diferentes empresas;
- Oficinas para desenvolvimento de competências valorizadas pelo mercado.
Além disso, contamos com a presença de personalidades e realização de sorteios.
A “Maior Live de Carreira do Mundo” discutiu temas relevantes sobre carreira, jovem, visão de mundo e foi organizada em blocos. Esse desdobramento completo e os principais insights estão destacados a seguir.
O início da live
Que surpresas o mercado de trabalho nos reserva? Como se adaptar ao novo cenário pós-pandemia no que diz respeito à carreira? Justamente para dar respostas a estas e outras perguntas, o primeiro bloco da transmissão teve como tema “O futuro do seu trabalho”.
Desta forma, a ideia principal foi promover uma série de reflexões sobre as principais mudanças no mundo e os impactos desta mudança nas organizações. Além disso, buscamos entender e desenvolver competências que o mercado valoriza e tende a valorizar ainda mais. Afinal, conforme abordamos durante a live, as mudanças acontecem cada vez mais com maior velocidade.
O Futuro do Seu Trabalho
Na abertura, Sofia Esteves, Presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos, recebeu a jornalista e apresentadora do reality gastronômico MasterChef Brasil, Ana Paula Padrão. Juntas, refletiram sobre o mundo VUCA e o impacto das fake news.
Além disso, Ana Paula contou sobre sua carreira e trouxe dicas de autoconhecimento e orientações para que os jovens encontrem propósito em suas jornadas profissionais.
“Notícia boa, ciência e consciência social são as três coisas que devemos tirar dessa crise!”, disse Ana Paula ao compartilhar as lições que podemos aprender com o período de pandemia.
Ainda dentro deste bloco, recebemos os líderes de RH da Nestlé, Raízen e BTG Pactual, num bate-papo sobre a visão das empresas quando o assunto é o capital humano. Sobre isso, Pryscilla Haddad, head de desenvolvimento organizacional da Nestlé contou que adaptabilidade e resiliência são características essenciais para lidar com o mundo atual.
Eduardo Bresser, head de desenvolvimento organizacional internacional do BTG Pactual, disse que “o autodesenvolvimento é fundamental” e Carolina Rangel, head de cultura e desenvolvimento da Raízen, destacou que tão importante quanto se desenvolver é determinar o que queremos aprender, o por que deste desenvolvimento e como ele será aplicado depois.
Nesse sentido, para desenvolver competências que compõem o perfil do profissional do futuro, contamos com uma oficina desenvolvida pelo Jornada para o Futuro com o tema Mindset Ágil. Essa oficina contou com a participação do Luan Fleck, head de Agile Transformation na Ambev, que também moderou um painel sobre Mindset Digital. Além dele, também participaram líderes das seguintes empresas: PwC, Telefônica Vivo e Itaú Unibanco. Eles compartilharam como suas estruturas estão vivendo o mindset digital em seus processos.
O melhor estágio e trainee do mundo
O período da tarde do primeiro dia da “Maior Live de Carreira do Mundo” foi totalmente dedicado a gerar educação para carreira dos jovens candidatos a estágio e trainee. Os conteúdos abordaram:
- As primeiras dúvidas que os jovens têm no início de carreira
- Dicas para encontrar um bom estágio
- Diferenças entre um programa de estágio e trainee
- Como as empresas estão conduzindo seus processos de seleção
- Dicas sobre como mandar bem na hora da dinâmica
- Oficinas práticas de entrevista e pitch
Os painéis tiveram como convidados os representantes das seguintes empresas: Vale, Netflix, Embraer, Unilever, Bettha, Next, Alpargatas, Braskem, Kimberly-Clark e Santander.
Outro ponto alto da live envolveu novamente o Jornada para o Futuro, que realizou uma nova oficina, desta vez com o objetivo de desenvolver autoconhecimento – competência essencial para pensar em carreira.
O convidado dessa oficina foi Guilherme Cerruti, Recrutador Sênior da McKinsey.
“Tem que experimentar e testar coisas diferentes. O mundo é super complexo hoje em dia, então não se cobrem tanto se não souberem exatamente o que querem no momento”, foi a dica que Guilherme deu como exercício de autoconhecimento para quem está dando seus primeiros passos na jornada profissional.
A carreira dos seus sonhos
Tão importante quanto planejar os primeiros passos da carreira, é sonhar alto sobre onde queremos chegar no mercado de trabalho. Por isso, para encerrar o primeiro dia da “Maior Live de Carreira” promovemos um encontro com CEOs e presidentes de empresas – profissionais que chegaram ao topo, compartilharam perspectivas do mercado de trabalho e estratégias de carreira com a gente.
Nesse sentido, participaram dessa mesa-redonda: Pedro Tompson, CEO da Exame e Sócio do BTG Pactual, Priscila Siqueira, CEO da Gympass no Brasil e Tânia Consentivo, Presidente da Microsoft Brasil, que disse que“o desafio de todo profissional é ter abertura e capacidade de aprender sempre”.
Para fechar o primeiro dia, Carla Esteves, sócia-diretora do Grupo Cia de Talentos, recebeu Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei.
Num momento descontraído, Bernardinho compartilhou fatos da trajetória dele e lições sobre liderança e gestão de times de alta performance. O bate-papo trouxe reflexões sobre como podemos desenvolver atitudes protagonistas em nossa carreira.
“A frase que vocês têm que abominar ao longo da vida de vocês é a seguinte: ‘eu sempre fiz assim’. Isso não será suficiente para uma próxima conquista ou uma próxima jornada. Temos que estar permanentemente em evolução, em construção e em reinvenção!”, destacou para as centenas de jovens que acompanharam a live ao longo de todo o dia.
O segundo dia de transmissão da live
Dando continuidade à programação, nosso segundo dia começou com uma roda de conversa entre Luiza Helena Trajano (presidente do conselho do Magazine Luiza) e Julio Campos (Vice-Presidente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Unilever), mediada pela Presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos, Sofia Esteves.
Nesse bate-papo, Luiza fez uma reflexão sobre o quanto aspectos comportamentais são importantes na hora da contratação e do desenvolvimento da carreira dentro do mercado de trabalho.
“As empresas descobriram que contratam pela capacidade técnica, mas 90% (das pessoas) são mandadas embora pelo comportamento. Então, isso está levando a uma mudança profunda na forma de peneirar as pessoas para ficarem na empresa”, comentou ela.
Além disso, Julio destacou a importância do trabalho em equipe e da cooperação social ao dizer que “seja qual for a dificuldade que eu vá passar, que seja pior do que as que eu já passei, eu sei que só vou sair dessa se sair junto com alguém”.
Criatividade, Inovação e Saúde Mental
Ainda no período da manhã, o tema inovação foi pauta da “Maior Live”. O Jornada para o Futuro e a Raquel Brandão, superintendente de atração e desenvolvimento do Itaú Unibanco, desenvolveram uma oficina de Criatividade.
O tema também foi discutido numa mesa-redonda que reuniu representantes do Burger King, Bradesco e P&G. As empresas trouxeram cases sobre como estão fomentando um perfil criativo em suas estruturas e aplicando conceitos de inovação em seus processos seletivos.
Inspirações pra os cuidados com a mente durante a live
A programação seguiu com um painel que reuniu o Professor Mark Maletz, de Harvard, e Maíra Habimorad, diretora acadêmica do IBMEC e sócia da Cia de Talentos, sobre o que as escolas de negócios esperam dos jovens. Nesse sentido, a conversa foi seguida por um bate-papo com o psiquiatra Rodrigo Bressan, que falou sobre ansiedade e como podemos cuidar da saúde mental ao longo da nossa carreira.
“A performance dos executivos tem a ver com a sua capacitação, vontade e força de trabalho, mas também com qualidade emocional e capacidade de lidar com as coisas”, comentou durante a live.
Mais adiante, para fechar o bloco que trouxe temas relacionados à mente (criatividade, inovação e saúde mental), o Jornada para o Futuro promoveu mais uma oficina, desta vez com o tema Empatia e Networking. A oficina contou com a participação do Ian Lopes, líder de Talent Aquisition da Johnson & Johnson, que contou sobre as iniciativas da empresa para fomentar o olhar para o outro.
Diversidade
Na tarde do segundo dia, a programação contou ainda com um bloco inteiro dedicado ao tema diversidade, no qual abordamos dois grandes temas: diversidade LGBTQ+ e Mulheres Negras.
Diversidade LGBTQ+
O primeiro painel foi moderado por Dani Camara, líder global de inclusão da Cargill. Além dela, participaram Danielle Torres, sócia-diretora da KPMG Brasil, que passou pelo processo de transição de gênero e Lídia Bizio, Analista de Universidade e Diversidade e Cofundadora do Clube Lesbo.
Mulheres Negras no mercado de trabalho
Seguindo no tema diversidade, Luana Genot, fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, liderou o painel sobre Mulheres Negras e o Mercado de Trabalho. Esse grande momento contou com a participação de Mafoane Odara, gerente do instituto Avon, e Rachel Maia, CEO da Lacoste.
“Falar sobre mulher negra aqui não significa fazer um recorte excludente, mas olhar para uma base da sociedade que tem sido negligenciada. Quando a gente consegue produzir políticas públicas e privadas para essa base, a gente começa a trilhar caminhos para fazer com que o Brasil seja mais igualitário”, disse Luana no fechamento do painel.
Um olhar para o futuro
Quando olhamos para o futuro, não podemos imaginar uma carreira sem protagonismo. Dessa forma, esse foi o tema da última oficina realizada pela Jornada para o Futuro, com a participação do Bernardo Mansur, Gerente de Recursos Humanos da Suzano.
Além de dar dicas sobre como o jovem pode desenvolver o protagonismo em sua carreira, ele ainda falou sobre iniciativas da companhia para fomentar a participação e o engajamento dos profissionais.
“Vamos para o Futuro” foi o tema da palestra que Murilo Gun, professor de criatividade, fez na Maior Live de Carreira do Mundo. Durante a palestra, ele destacou aspectos sobre inteligência emocional, criatividade, autoconhecimento, educação e responsabilidade.
Sobre essas questões, ele destacou que “a gente se acostumou a terceirizar a responsabilidade pela nossa educação e pela nossa evolução, para os outros. Não! Não misture ‘ter um bônus’ com ‘transferir a responsabilidade’”.
Inspiração para o sucesso: o grande propósito da live
Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP Inc., também esteve presente na programação. Num bate-papo conduzido por Sofia Esteves, Guilherme foi inspirador para os jovens que nos assistiram. Em resumo, ele compartilhou lições importantes sobre empreendedorismo e a necessidade constante de aprendizado para lidar com o futuro.
Em uma de suas falas, ele destacou a importância do rápido aprendizado para superar as adversidades. “(…) se você aprende rápido, você vai fazendo o zig-zag da vida, porque a vida nunca é uma linha reta”, comentou.
O papel das mídias sociais
Google, Youtube e Facebook foram as empresas que participaram do painel de mídias sociais, que não só discutiu o papel delas neste momento, mas também como utilizá-las a nosso favor – tanto que no que diz respeito a carreira, quanto para entretenimento e informação.
O painel contou ainda com Alex Mazetto, head de Marketing Digital do Grupo Cia de Talentos, que contou como os processos seletivos estão se adaptando para aprimorar cada vez mais a jornada do usuário – ou seja, a vida dos candidatos.
O grande fechamento
Por último, proporcionando uma enorme reflexão no fechamento da Maior Live de Carreira do Mundo, contamos com a participação de um dos publicitários mais premiados do país, Nizan Guanaes, que atualmente é CEO da NIdeias. Ele, que recentemente foi infectado pelo coronavírus, contou sua experiência com a doença, suas perspectivas de mudança e deu uma verdadeira aula sobre propósito de vida.
“Não adianta você querer ir atrás do que vai dar mais dinheiro. Siga seu IKIGAI (palavra japonesa que significa “razão de viver”). Siga aquilo que você tem vocação e é isso que vai lhe trazer sucesso”, ensinou.
Outros convidados e Sorteios
Além dos convidados que estiveram presentes em nossos painéis, a “Maior Live de Carreira do Mundo” contou com as participações especiais de:
- Márcio Ballas, com uma incrível palestra sobre “O Olhar do Sim – Lições do Palhaço e do Improviso”
- Rudi Solo, Costumer Success Manager no LinkedIn, com o tema “Rock Your Profile – Dicas para melhorar seu perfil”
- Fernanda Pineda, do AdoroCinema, e Bárbara Gutierrez, do IGN, falando sobre carreira no mercado de games e entretenimento
Gostou do nosso resumo? Então temos uma notícia ainda melhor: você pode assistir à transmissão completa dos dois dias pelo nosso canal no Youtube:
1 comentário
Great remarkable issues here. I am very happy to see your article. Thank you a lot and i’m having a look forward to touch you. Will you kindly drop me a mail?