As dinâmicas de grupo fazem parte de um momento importante do processo seletivo, onde a equipe do recrutamento pode avaliar diferentes habilidades de quem participa. Mas é também uma fase que gera algumas dúvidas.
Por isso, no artigo de hoje, separamos 4 atitudes que você deve evitar pra se sair bem nessa etapa.
1. Falar demais ou bem pouco
É comum que nas dinâmicas de grupo algumas pessoas queiram se sobressair e chamar a atenção de quem está conduzindo a atividade. Em geral, não esperam a sua vez ou querem falar primeiro.
Por outro lado, há quem se retraia com comportamentos como esse e acabam não se expressando bem durante a fase.
O ideal é ter equilíbrio e respeitar a sua própria personalidade. Quem tem um perfil mais introvertido, não deixe de expressar suas opiniões e ideias. Já quem tem uma característica mais expansiva, é importante saber ouvir e respeitar o momento de fala das outras pessoas. ?
2. “Atropelar” as outras pessoas
Se há quem queira falar demais, há quem queira demonstrar iniciativa em excesso pra se destacar a todo o custo. Não seja você uma dessas pessoas.
Afinal, quem está acompanhando a atividade quer avaliar como você se comporta diante de uma situação, quais habilidades ficam mais evidentes, entre outros aspectos.
Por isso, a dica principal e que a gente costuma sempre dizer aqui no blog: Seja você. Nada de forçar atitudes que você não tem normalmente. O melhor é agir com naturalidade.
3. Não prestar atenção
Se por algum motivo você se distrai e deixa de prestar atenção, a primeira consequência é não entender completamente as instruções da dinâmica, o que por si só já prejudica seu desempenho e a sua participação.
Além disso, sua concentração também deve estar nas demais pessoas envolvidas na dinâmica. Dessa forma, você consegue compreender melhor as ideias e opiniões, ajudando a promover o diálogo e a cooperação entre o grupo.
4. Não pesquisar sobre a empresa
Quando você se pesquisa sobre a empresa, consegue identificar se os valores e cultura estão alinhados com as suas expectativas.
Outro motivo pra que você não cometa esse erro é que, assim, você poderá responder com coerência às perguntas que forem feitas. Ao dar boas respostas, você mostra que se preparou e tem mais chances de se destacar no processo seletivo.
Esperamos que essas dicas te ajudem a participar com mais tranquilidade das dinâmicas de grupo.
Também fizemos uma seleção de artigos que vão te ajudar a se preparar pra essa e outras etapas de um processo seletivo.
Confira!
6 dicas pra lidar com a ansiedade no processo seletivo
4 dicas pra destacar seu currículo
Como não travar em uma entrevista em inglês
Pitch pessoal: como fazer o seu (CT CAST)
5 comentários
Excelentes dicas! Parabéns!
Amei as dicas
Dicas valiosas, muito obrigado!
Gostei muito das dicas. Sabemos que na hora pode dar um branco,mas se colocar-mos em prática,acredito que sairemos bem.
Obrigada!!
Ótimas dicas, com certeza irão me ajudar muito nesse processo.