Blog Cia de Talentos
  • Para empresas
  • Cia de Talentos
    • Jovens
    • Executivos
    • Empresas
  • Sobre o blog
  • Português

Blog Cia de Talentos

  • Para empresas
  • Cia de Talentos
    • Jovens
    • Executivos
    • Empresas
  • Sobre o blog
  • Português
Carreira e OportunidadeEducação e Desenvolvimento

4 soft skills para comunicação que não podem faltar no seu CV

por larissaflorindo 24 de setembro de 2021
24 de setembro de 2021
4 soft skills que não podem faltar no seu CV

Você sabia que há soft skills para comunicação que todos devemos desenvolver?

As soft skills, também conhecidas como competências socioemocionais, são fundamentais para nos tornarmos profissionais melhores. Aqui, vamos falar sobre as soft skills para a comunicação, uma competência chave para alcançar grandes voos na carreira e na vida pessoal.

Afinal, se “Quem tem boca vai a Roma”, imagina então dominar mais técnicas para ter uma comunicação mais leve, empática e fluida? Com elas, sabemos colaborar melhor, entender a necessidade dos outros e gerir bem os conflitos.

Além disso, quem deseja se tornar líder realmente precisa dominar bem essa competência. Só assim, saberá se expressar de forma assertiva e inspiradora com sua equipe. Em uma pesquisa, a consultoria Deloitte descobriu que a comunicação é a qualidade mais importante de um líder. De acordo com o estudo, as características mais importantes de um líder são:

  • Habilidades de comunicação
  • Ser mão na massa 
  • Flexível 
  • Confiante 
  • Paciente
  • Assertivo 
  • Resiliente 
  • Independente

Por trás da comunicação efetiva, há quatro importantes soft skills que nos ajudam a nos comunicar bem. Confira abaixo quais são.

As 4 soft skills para melhorar sua comunicação

1. Poder de decisão

Poder de decisão não é simplesmente decidir. Essa skill significa saber ponderar de forma racional e cuidadosa, para então tomar uma decisão final.

Fazer isso ajuda a se posicionar de maneira mais confiante diante das pessoas. Afinal, uma pessoa que “decide, mas não decide”, ou seja, tomou uma decisão, mas não está tão certo dela, ou que muda de decisão toda hora, transmite insegurança e até imaturidade.

2. Inteligência emocional

A tão conhecida “inteligência emocional” não pode faltar nessa lista. Quem tem inteligência emocional evita ruídos na comunicação, desvia dos conflitos e tem diálogos mais saudáveis. Afinal, com essa skill, entendemos melhor nossas próprias emoções e a dos outros. Isso nos ajuda a entender a melhor forma de abordar diferentes tipos de pessoas e situações. Para desenvolver a inteligência emocional, o autoconhecimento é fundamental – e temos ferramentas que podem ajudar nisso.

3 – Negociação

Você pode não ser vendedor como profissão, mas, de certa forma, todos nós somos vendedores diariamente. 

Afinal, todos os dias vendemos uma ideia, um sonho, negociamos prazos, dentre outros aspectos que provam que a negociação faz parte da rotina.  Saber negociar não é ludibriar, mas sim, ter jeitos de comunicar apropriados para cada público e entender a expectativa do outro em cada conversa. Ter isso em mente é fundamental para conseguir o apoio dos demais no trabalho.

4 – Pensamento crítico

Pensar de forma crítica está longe de significar julgar e criticar os outros. Trata-se, na verdade, da habilidade de pensar com clareza e racionalidade, de maneira independente. Isso envolve também compreender a conexão lógica entre as ideias e não aceitar explicações simplistas logo de cara.

Portanto, o pensamento crítico nos leva a chegar a conclusões e decisões mais “sóbrias”, sem envolver emoções do calor do momento.

Dicas para dar aquele up nas skills para comunicação 

1. Simplifique

Use uma linguagem simples e direta. Muitas vezes, achamos que, para “falar bonito”, precisamos usar palavras difíceis e longas frases. Mas não é bem assim. O objetivo da boa comunicação é ser entendido, não impressionar. Um dos discursos mais célebres da história, o Discurso de Gettysburg de Abraham Lincoln, um famoso presidente dos Estados Unidos, tinha apenas 286 palavras. Ou seja, cerca de dois minutos de duração.

2. Tire um tempo para responder

Da mesma forma, falar bem não é falar muito, nem o tempo todo. Precisamos aprender a ouvir o que os interlocutores nos dizem. É comum que a gente mal preste atenção porque ficamos pensando já no que iremos responder. Isso acaba com a comunicação efetiva. Por isso, faça o exercício de parar, escutar e entender o que estão tentando dizer. Só depois disso responda.

3. Certifique-se de ser compreendido

Não culpe a outra pessoa por não entender o que você falou. Em vez disso, procure maneiras de esclarecer ou reformular o que você está tentando dizer para que possa ser compreendido. Pergunte também o que não ficou claro e deixe os outros à vontade para te fazerem mais questões.

4. Desenvolva a sua escuta

Além de aprender a ouvir, precisamos também saber escutar sem querer tirar logo nossas conclusões. Ouça sem julgamento, sem tentar “vencer” a discussão. Isso ajuda, inclusive, a não reagirmos no calor do momento, transformando o que era uma conversa em uma briga.

5. A linguagem corporal importa

Uma boa parte da nossa comunicação é não verbal. Por isso, fique atento a sinais visuais de que seu ouvinte entende, concorda ou discorda de sua mensagem. E esteja ciente de que seu corpo também está enviando sinais. Não adianta nada tentar parecer confiante mas ficar todo encolhido, por exemplo. 

6. Mantenha contato visual

Seja falando para uma multidão ou para um único interlocutor, manter o contato visual aumenta a credibilidade e demonstra que você se preocupa com seus ouvintes. Além disso, isso ajuda você a ler os sinais que as pessoas estão mandando – se estão distraídas ou interessadas, nervosas ou tranquilas.

7. Respeite seu público

Reconheça que sua mensagem não é apenas sobre você ou o que você deseja. Você deve se preocupar sinceramente com as necessidades e as perspectivas daqueles com quem está se comunicando. Não faça da comunicação uma forma de se impor sobre os outros ou de ridicularizá-los. Não tente parecer mais inteligente ou esperto. E, vale repetir: uma das melhores maneiras de mostrar respeito é simplesmente prestando atenção ao que os outros dizem.

8. Faça das skills para comunicação uma prioridade

As skills para comunicação não são desenvolvidas da noite para o dia. É preciso estar sempre trabalhando nelas. Faça aulas, leia livros, artigos de revistas ou aprenda com comunicadores de sucesso ao seu redor. Procure um mentor ou coach executivo.

Com fortes habilidades de comunicação, você vai dominar a arte de ter conversas difíceis, fazer suas ideias serem ouvidas, negociar um aumento de salário ou promoção com habilidade e causar uma forte impressão em todos que encontrar.

Portanto, dedique-se em estudá-las e você verá um novo mundo se abrir diante dos seus olhos.

Tem mais dicas? Deixe nos comentários 🙂

AUTOCONHECIMENTOCOMPETÊNCIASDESENVOLVIIMENTODESENVOLVIMENTO PESSOALJOVENS
FacebookTwitterLinkedinWhatsapp
post anterior
Genius: no que você é genial?
próximo post
Série Jornada para o Futuro: Autoconhecimento

Post Relacionados

Como escolher o processo seletivo que dá match...

5 estratégias para construir uma carreira autêntica

3 maneiras de cultivar uma mentalidade intraempreendedora

Intraempreendedorismo como forma de alcançar seus objetivos de...

Cia de Talentos e Unmaze: juntas, para você...

5 características essenciais do perfil intraempreendedor

Intraempreendedorismo: o que é e por que importa...

A importância da Inteligência Emocional nas dinâmicas em...

Líder: ser ou não ser? Eis a questão

10 habilidades comportamentais mais buscadas pelas empresas 

Deixe um comentário Cancelar resposta

Mantenha Contato

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Recentes

  • Recognita: a avaliação que revela seu perfil cognitivo com base na neurociência

    14 de abril de 2025
  • Entrevista: “Você tem alguma pergunta?”. Saiba como responder

    8 de agosto de 2024
  • O que esperar da etapa de dinâmica de grupo?

    19 de julho de 2024

Categorias

  • Carreira e Oportunidade
  • Cultura organizacional
  • Dúvidas sobre processo seletivo
  • Educação e Desenvolvimento
  • Noticia
  • Sem categoria
  • Sociedade e Mundo
  • Tendências

Arquivos

  • abril 2025
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • fevereiro 2019
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017

Nuvem de Palavras

SOFT SKILLS UNIVERSIDADE EMPLOYER BRANDING TRAINEE PRODUTIVIDADE ENTREVISTA HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EMPRESA FUTURO DO TRABALHO FUTURO JORNADA PARA O FUTURO AUTOCONHECIMENTO TENDÊNCIAS MERCADO DE TRABALHO ENTREVISTA DE EMPREGO TRABALHO CARREIRA DESENVOLVIMENTO PROCESSO SELETIVO DICAS RH EMPREGO JOVEM INOVAÇÃO CURRÍCULO CARREIRA DOS SONHOS EXECUTIVO ESTÁGIO COMUNICAÇÃO JOVENS

Fale Conosco

  • Contato

Siga a CT!

Instagram

Linkedin

Tik Tok

Telegram

Youtube

Facebook

Twitter

Assine a nossa newsletter

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Footer Logo

© O blog de carreira da Cia de Talentos - | Politica de privacidade