Você sabia que há soft skills para comunicação que todos devemos desenvolver?
As soft skills, também conhecidas como competências socioemocionais, são fundamentais para nos tornarmos profissionais melhores. Aqui, vamos falar sobre as soft skills para a comunicação, uma competência chave para alcançar grandes voos na carreira e na vida pessoal.
Afinal, se “Quem tem boca vai a Roma”, imagina então dominar mais técnicas para ter uma comunicação mais leve, empática e fluida? Com elas, sabemos colaborar melhor, entender a necessidade dos outros e gerir bem os conflitos.
Além disso, quem deseja se tornar líder realmente precisa dominar bem essa competência. Só assim, saberá se expressar de forma assertiva e inspiradora com sua equipe. Em uma pesquisa, a consultoria Deloitte descobriu que a comunicação é a qualidade mais importante de um líder. De acordo com o estudo, as características mais importantes de um líder são:
- Habilidades de comunicação
- Ser mão na massa
- Flexível
- Confiante
- Paciente
- Assertivo
- Resiliente
- Independente
Por trás da comunicação efetiva, há quatro importantes soft skills que nos ajudam a nos comunicar bem. Confira abaixo quais são.
As 4 soft skills para melhorar sua comunicação
1. Poder de decisão
Poder de decisão não é simplesmente decidir. Essa skill significa saber ponderar de forma racional e cuidadosa, para então tomar uma decisão final.
Fazer isso ajuda a se posicionar de maneira mais confiante diante das pessoas. Afinal, uma pessoa que “decide, mas não decide”, ou seja, tomou uma decisão, mas não está tão certo dela, ou que muda de decisão toda hora, transmite insegurança e até imaturidade.
2. Inteligência emocional
A tão conhecida “inteligência emocional” não pode faltar nessa lista. Quem tem inteligência emocional evita ruídos na comunicação, desvia dos conflitos e tem diálogos mais saudáveis. Afinal, com essa skill, entendemos melhor nossas próprias emoções e a dos outros. Isso nos ajuda a entender a melhor forma de abordar diferentes tipos de pessoas e situações. Para desenvolver a inteligência emocional, o autoconhecimento é fundamental – e temos ferramentas que podem ajudar nisso.
3 – Negociação
Você pode não ser vendedor como profissão, mas, de certa forma, todos nós somos vendedores diariamente.
Afinal, todos os dias vendemos uma ideia, um sonho, negociamos prazos, dentre outros aspectos que provam que a negociação faz parte da rotina. Saber negociar não é ludibriar, mas sim, ter jeitos de comunicar apropriados para cada público e entender a expectativa do outro em cada conversa. Ter isso em mente é fundamental para conseguir o apoio dos demais no trabalho.
4 – Pensamento crítico
Pensar de forma crítica está longe de significar julgar e criticar os outros. Trata-se, na verdade, da habilidade de pensar com clareza e racionalidade, de maneira independente. Isso envolve também compreender a conexão lógica entre as ideias e não aceitar explicações simplistas logo de cara.
Portanto, o pensamento crítico nos leva a chegar a conclusões e decisões mais “sóbrias”, sem envolver emoções do calor do momento.
Dicas para dar aquele up nas skills para comunicação
1. Simplifique
Use uma linguagem simples e direta. Muitas vezes, achamos que, para “falar bonito”, precisamos usar palavras difíceis e longas frases. Mas não é bem assim. O objetivo da boa comunicação é ser entendido, não impressionar. Um dos discursos mais célebres da história, o Discurso de Gettysburg de Abraham Lincoln, um famoso presidente dos Estados Unidos, tinha apenas 286 palavras. Ou seja, cerca de dois minutos de duração.
2. Tire um tempo para responder
Da mesma forma, falar bem não é falar muito, nem o tempo todo. Precisamos aprender a ouvir o que os interlocutores nos dizem. É comum que a gente mal preste atenção porque ficamos pensando já no que iremos responder. Isso acaba com a comunicação efetiva. Por isso, faça o exercício de parar, escutar e entender o que estão tentando dizer. Só depois disso responda.
3. Certifique-se de ser compreendido
Não culpe a outra pessoa por não entender o que você falou. Em vez disso, procure maneiras de esclarecer ou reformular o que você está tentando dizer para que possa ser compreendido. Pergunte também o que não ficou claro e deixe os outros à vontade para te fazerem mais questões.
4. Desenvolva a sua escuta
Além de aprender a ouvir, precisamos também saber escutar sem querer tirar logo nossas conclusões. Ouça sem julgamento, sem tentar “vencer” a discussão. Isso ajuda, inclusive, a não reagirmos no calor do momento, transformando o que era uma conversa em uma briga.
5. A linguagem corporal importa
Uma boa parte da nossa comunicação é não verbal. Por isso, fique atento a sinais visuais de que seu ouvinte entende, concorda ou discorda de sua mensagem. E esteja ciente de que seu corpo também está enviando sinais. Não adianta nada tentar parecer confiante mas ficar todo encolhido, por exemplo.
6. Mantenha contato visual
Seja falando para uma multidão ou para um único interlocutor, manter o contato visual aumenta a credibilidade e demonstra que você se preocupa com seus ouvintes. Além disso, isso ajuda você a ler os sinais que as pessoas estão mandando – se estão distraídas ou interessadas, nervosas ou tranquilas.
7. Respeite seu público
Reconheça que sua mensagem não é apenas sobre você ou o que você deseja. Você deve se preocupar sinceramente com as necessidades e as perspectivas daqueles com quem está se comunicando. Não faça da comunicação uma forma de se impor sobre os outros ou de ridicularizá-los. Não tente parecer mais inteligente ou esperto. E, vale repetir: uma das melhores maneiras de mostrar respeito é simplesmente prestando atenção ao que os outros dizem.
8. Faça das skills para comunicação uma prioridade
As skills para comunicação não são desenvolvidas da noite para o dia. É preciso estar sempre trabalhando nelas. Faça aulas, leia livros, artigos de revistas ou aprenda com comunicadores de sucesso ao seu redor. Procure um mentor ou coach executivo.
Com fortes habilidades de comunicação, você vai dominar a arte de ter conversas difíceis, fazer suas ideias serem ouvidas, negociar um aumento de salário ou promoção com habilidade e causar uma forte impressão em todos que encontrar.
Portanto, dedique-se em estudá-las e você verá um novo mundo se abrir diante dos seus olhos.
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