Se você faz parte da geração Y e vive o mercado de trabalho, já percebeu que nós estamos bagunçando as estruturas de algumas empresas, quebrando paradigmas. Nós somos a mudança.
As empresas se engajam para encontrar talentos e manter o jovem dentro dessas organizações. E não é apenas para cumprir metas e resultados. Elas querem a nossa energia, inovação e também nossa criatividade. Para fazer o jovem entrar no flow da empresa, o grande pilar que sustenta essa relação de confiança entre as partes tem sido a transparência. Antes de contratarem um colaborador, elas querem entender claramente qual é o seu sonho e propósito. Se realmente se alinham com os valores e cultura da empresa. E se você se identifica com o propósito daquela oportunidade de trabalho.
Durante o desenvolvimento do seu papel dentro de uma organização, uma das formas eficientes de manter esse relacionamento saudável e próspero é através de devolutivas de desempenho claras e constantes. Assim, o jovem estagiário ou trainee, ficam mais próximos do seu gestor e alinhados com a cultura e expectativas da empresa.
Muitas corporações, já tem abertura para o diálogo quando o assunto é horário e algumas até são mais flexíveis com horários de entrada e saída, home office e folgas no meio da semana. Focando mais em resultados, e não apenas no tempo disponível combinado em contratos.
Jovens, se somos a mudança, chegou a hora de assumir esse papel de agente transformador. Conquistamos muito e podemos conquistar ainda mais, porém tudo tem uma contrapartida. As empresas esperam além do nosso olhar, mais engajamento do que nunca. Você está preparado?
Por Cia de Talentos
Área de Relações com Jovens e Universidades