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Cultura organizacional

Redes sociais: ajudam ou atrapalham?

por Cia de Talentos 15 de janeiro de 2021
15 de janeiro de 2021
redes sociais

O uso das redes sociais e o impacto delas na seleção e contratação de profissionais têm sido muito comentados no últimos tempos.

Algumas empresas, por exemplo, são categóricas ao afirmar que a análise do perfil do candidato nas redes sociais é parte obrigatória nos processos seletivos. Por outro lado, outras afirmam que não analisam como critério de seleção, mas que valorizam o bom uso das redes sociais pelos colaboradores. Então, isso pode ser um diferencial na avaliação de desempenho.

Pensando nisso, nós listamos algumas dicas que todo profissional precisa saber:

Respeite a finalidade da rede

Analise qual é a principal proposta da rede social que você se cadastrou e procure atrelar a sua participação de acordo com ela. Por exemplo, o LinkedIn se propõe a ser uma rede de networking e troca de conhecimentos com enfoque profissional. Enquanto o Tiktok é uma rede muito mais pessoal, certo?

Portanto, antes de postar em uma rede profissional, se pergunte: eu compartilharia isso com colegas de trabalho ou contatos profissionais? Essa é a imagem profissional e a marca que quero deixar nessa rede social?

Categorize seus contatos

Caso queira compartilhar algo muito pessoal no Facebook, por exemplo, use as ferramentas de privacidade. Categorize seus contatos e, a partir daí, selecione quem você quer que visualize seus posts e suas fotos.

Antes de postar, sempre se pergunte: eu falaria isso pessoalmente nessa roda de amigos?

Seja responsável

Antes de atrelar o nome da sua empresa ao seu perfil em uma rede social, tenha clareza de que tudo que você postar estará diretamente relacionado à imagem da instituição para qual você trabalha.

Além disso, não esqueça que o seu histórico também está lá disponível para acesso e avaliação de todos. Você falou mal da sua empresa anterior? Você reclamou de um cliente que a sua empresa atende? Cuidado! Podem concluir que você repetirá a dose.

É ruim postar reclamações sobre empresas nas redes sociais?

Como consumidores, temos o direito de reclamar das empresas nas redes sociais. Afinal, atualmente, as empresas têm se preocupado muito com a imagem delas nas redes sociais. Por isso, respondem rapidamente às reclamações postadas através desses canais.

Mas é preciso cautela! Pode ser muito ruim para a sua imagem se você usa a rede social como o primeiro canal de contato com a empresa.

Antes de sair postando no Twitter ou Facebook a sua reclamação, procure o SAC ou um e-mail de contato. Reúna argumentos coerentes para justificar a sua insatisfação.

Garanta que usou esses canais diretos antes de afirmar algo sobre a empresa, seus produtos e serviços! A forma como usa as redes sociais, enquanto consumidor, também pode dizer de como você compreende o bom uso desses canais de comunicação. Além disso, seu comportamento online também pode indicar o quão estratégico você será como funcionário ao propor estratégias de relacionamento com os clientes da empresa.

O importante mesmo é sempre analisar que o seu perfil nas redes sociais é mais um canal de expressão de quem você é. Então, procure deixar a sua marca positiva e o seu diferencial evidente por aí!

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