Você sabe como as mudanças e incertezas no ambiente corporativo podem interferir na saúde mental dos colaboradores da sua empresa? Entenda como esse processo acontece e conheça o projeto que pode apoiar sua equipe nesse período de incertezas.
Estamos vivenciando a experiência da quarentena e com ela o Home Office. Subitamente, houve uma profunda alteração na forma de relacionamento entre os colaboradores com a organização. Tudo isso aconteceu sem que houvesse a possibilidade de um planejamento ou preparação para essa nova dinâmica, trazendo complexidade para esse processo de transição.
Esse contexto, aliado à forte instabilidade na sociedade tem gerado impactos importantes na saúde emocional de muitos indivíduos. É fato que momentos como este são gatilhos para o surgimento ou agravamento de algumas doenças psiquiátricas como Depressão, Transtornos de Ansiedade, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Síndrome de Burnout, distúrbio que, antes mesmo da Pandemia, já estava muito presente no ambiente organizacional.
Como a saúde emocional pode impactar no trabalho?
Quando essas questões são levadas para o ambiente de trabalho, mesmo sendo no sistema de Home Office, podem ser agravadas por fatores externos. Por exemplo:
- Medo de perder o emprego
- Dificuldade em colocar limites no tempo dedicado às atividades relacionadas ao trabalho
- Relacionamento com familiares em casa
Além disso, podem ocorrer outras interferências frequentes no contexto social atual, que está altamente imprevisível e instável.
Para as empresas, um dos efeitos mais impactantes sobre o adoecimento de um colaborador é a diminuição da produtividade. Este é um risco relevante tanto para as empresas, quanto para os indivíduos, pois é justamente no momento de incertezas que a alta performance é mais requerida e necessária.
Como apoiar a saúde mental dos colaboradores?
O projeto Intervenção em saúde mental em tempos de instabilidade foi desenvolvido com o objetivo de oferecer acolhimento psicológico para os colaboradores de organizações que estão vivenciando esse estágio de instabilidade.
Adicionalmente, por tratar-se de um projeto com foco em saúde mental em momentos de instabilidade, a proposta de atuação contempla também a transição para quando os colaboradores forem se readaptar às condições de trabalho no modo presencial. Afinal, isso certamente irá requerer habilidades para o enfrentamento de novos desafios, pressões, medos e ansiedades.
Por fim, cabe enfatizar que acreditamos na relevância e eficácia de espaços de fala e escuta, e de uma mediação para pensamentos negativos e sabotadores que levam ao sofrimento psicológico. Assim, ao endereçar esse tema de forma profissional e estruturada, certamente os colaboradores apresentarão melhores condições de saúde mental, e as empresas identificarão melhores resultados.
Sobre o peso do peso:
Amanda Menezes Gallo
Psicóloga
Valeska Bassan Magaldi
Psicóloga
1 comentário
Eu entendo que; a intervenção na saúde mental está ligada a pessoas que tenham um domínio de uma boa comunicação para conduzir um dialogo,aberto, reciproco em que o colaborador se sinta confiante,seguro para que o mesmo compartilhe suas emoções.