Agora que você já sabe planejar o que vai falar na fase de entrevista de emprego, como vai contar suas experiências e conhece as atitudes que as equipes de seleção valorizam, fechamos a nossa série te contando o que não fazer quando estiver lá.
1. Demonstrar negatividade
Um dos erros mais comuns é ser negativo na hora de comentar sobre seu trabalho atual. Mesmo que não esteja trabalhando, deixe de lado o desânimo, caso esteja levando mais tempo do que gostaria pra conseguir uma vaga.
Frustrações e conflitos fazem parte da vida e quem te entrevista vai querer saber como você consegue lidar com isso. O interesse está em entender como seria seu comportamento em situações como essas, se fizesse parte da empresa.
2. Falar mal do seu trabalho anterior
Tenha em mente que falar mal é diferente de fazer críticas. Caso tenha que citar algo do emprego anterior, tenha o cuidado de fazer isso de maneira respeitosa pra que a entrevista de emprego não seja um momento de desabafo.
Além de transmitir uma imagem inadequada, a pessoa entrevista pode considerar que você vai fazer o mesmo se um dia você sair da empresa.
3. Usar sempre o pronome “nós”
Não tenha medo de usar o pronome “eu” durante uma entrevista de emprego quando tiver que comentar sobre os resultados de algum projeto ou iniciativa. Apesar de ser importante reconhecer o trabalho de outras pessoas da equipe, deixe clara qual foi a sua participação.
Se você usa o “nós”, pode dar a entender que quer assumir os créditos por algo que não fez ou que contribuiu pouco.
4. Ser muito flexível
Uma pessoa flexível na equipe é sempre bem-vinda, porque é alguém com abertura a mudanças. Porém, isso é muito diferente de dizer que “se encaixa em qualquer vaga”, por exemplo, o que demonstra falta de clareza sobre o que se pretende pra carreira.
Por isso, seja objetivo e passe segurança nas suas respostas.
5. Mentir sobre intervalos no currículo
Nem sempre as pessoas seguem uma trajetória linear, saindo de uma empresa e entrando em outra, sem deixar algum intervalo entre elas. Saiba que ter esses intervalos não é um problema, mas você deve saber falar sobre eles, caso perguntem.
Fale sempre a verdade, explicando como se comportou ou o que fez durante esse intervalo.
6. Interromper quem está fazendo a entrevista
Em qualquer situação, fazer interrupções enquanto a outra pessoa está falando, não é uma atitude bem-vista. Em uma entrevista de emprego, é essencial que você aguarde a sua vez de falar. Caso contrário, você poderá passar a imagem de alguém que não sabe ouvir. E essa é uma das habilidades muito necessárias no dia a dia.
A gente sabe que a fase da entrevista dá aquele frio na barriga. Por isso, todo o conteúdo dessa série foi feito pra te ajudar a se preparar para essa fase do processo seletivo. Esperamos que você aproveite todas as dicas e estamos aqui torcendo pra você conquistar a sua vaga!