As conexões pessoais no ambiente de trabalho ainda são um tabu dentro de muitas empresas, o que faz a maioria dos profissionais ter dúvidas sobre qual é a melhor forma de promover a integração entre os colegas.
A amizade corporativa é muito importante, tanto para os colaboradores, como para a produtividade da empresa e, agora, em tempos de isolamento social e COVID-19, isso se torna ainda mais necessário!
No artigo de hoje, vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre conexões pessoais no ambiente de trabalho – e porque elas são essenciais para o desenvolvimento das organizações e da sua carreira.
Os benefícios da amizade dentro das empresas
Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, em parceria com o CensusWide, entrevistou 11.500 profissionais de 14 países, entre 18 e 65 anos, e descobriu que:
- 46% dos profissionais acreditam que ter relações pessoais com os colegas do trabalho os tornam mais felizes.
- Os colaboradores que possuem laços pessoais entre si são 50% mais motivados e 39% mais produtivos.
- 56,3% dos brasileiros da pesquisa afirmam que a amizade corporativa transforma o ambiente da empresa em um lugar mais agradável.
#Curiosidade – afinal, por que precisamos fazer amizades?
Você já ouviu falar da Ocitocina? Ela é uma substância química, produzida pelo cérebro quando sentimos conexão com algo ou alguém. Há milhares de anos, era útil apenas para fins reprodutivos, já que é o hormônio responsável pelo prazer.
Quando a agricultura surgiu como forma de sobrevivência, nosso cérebro deu um “jeitinho” de transferir essa necessidade de conexão para outras pessoas. Precisávamos de aliados para manter as hortas funcionando e ter amigos ajudando era uma ótima solução!
Sendo assim, hoje nossa biologia humana tem uma necessidade alta de viver conectada a outras pessoas. Tanto para relações afetivas, como na conquista de objetivos em comum.
Como estimular a amizade dentro das empresas?
#Tudo começa pela cultura organizacional
Analise a cultura da sua empresa. Ela oferece um clima organizacional favorável às conexões pessoais entre os colaboradores? Faça uma pesquisa interna sobre o nível de confiança e afinidade que os times sentem em relação à organização e seus pares.
Com os resultados, reúna gestores de diferentes áreas e reflitam: o que pode ser melhorado para que os profissionais se sintam mais à vontade entre seus colegas?
#Invista em inteligência emocional
O resultado positivo ou negativo de uma relação pessoal dentro do ambiente de trabalho está relacionado com o nível de maturidade que as partes envolvidas possuem.
Invista em programas de desenvolvimento que ofereçam conhecimentos práticos de autoconhecimento. Afinal, quando um profissional tem a inteligência emocional bem desenvolvida, suas relações se tornam mais saudáveis e isso traz benefícios para toda a equipe!
#Quanto mais se fala sobre um assunto, mais natural ele se torna
Que tal convidar sua equipe para conversarem sobre a amizade corporativa? Uma roda de conversa, mesmo que online, traz resultados incríveis a todos os envolvidos. O movimento também pode inspirar os mais tímidos e/ou reservados a trabalharem sua expressão e exposição em público.
A possibilidade de falar abertamente sobre um assunto abre espaços para que a equipe se conheça melhor e passe a identificar afinidades com seus colegas de trabalho.
Sugira um encontro semanal ou quinzenal para conversarem sobre diferentes temas onde os próprios colaboradores podem sugerir as pautas dos próximos encontros. Lembre-se de criar um ambiente informal, de forma que eles não se sintam analisados profissionalmente.
Agora, em tempos de quarentena, a melhor alternativa é promover esses encontros por ferramentas para reuniões online, assim os laços permanecem mesmo à distância.
Empatia através da Comunicação Não-violenta (CNV)
A comunicação assertiva e a empatia fazem parte do conjunto de Softs Skills que as empresas precisam ter em seus times para acompanhar as tendências de mercado – e trazer o estudo da comunicação não-violenta para os colaboradores é uma ótima forma de desenvolver essas capacidades nas equipes.
A prática foi desenvolvida por Marshall Rosenberg, psicólogo e estudioso das relações. A técnica traz uma série de ferramentas que incentivam que as relações interpessoais sejam baseadas em respeito mútuo, compaixão e cooperação.
A CNV também desenvolve a confiança nas relações – um fator essencial para que exista um ambiente favorável à amizade dentro das organizações. No mais, é preciso deixar claro aos colaboradores que amigos verdadeiros e maduros fortalecem os talentos uns dos outros e são honestos em feedbacks construtivos.
#Cuidado com a armadilha da falta de tempo
Se, mesmo em quarentena você, ainda, acredita não ter tempo para se socializar com seu colegas de trabalho, ou investir em novas estratégias para que isso aconteça entre os membros da sua equipe, não deixe de acessar o nosso artigo sobre gestão de tempo!
O COVID-19 veio nos ensinar sobre o valor que as relações têm em nossas vidas e mesmo após a pandemia, esse aprendizado irá acompanhar o retorno ao trabalho. O momento também deixou clara a diferença que faz uma equipe unida em situações de crise, não é mesmo?
Sendo assim, faça a sua parte e dedique-se a ser um elo de conexão entre seus liderados. Garantimos que você e sua empresa só tem a ganhar!