Você já ouviu falar sobre V.U.C.A.?
Esta sigla surgiu no contexto militar norte americano e significa que estamos vivendo num mundo:
Volátil: pense num ritmo muito acelerado de mudanças na sociedade como um todo e, logo, nas empresas. Isso significa volatilidade. Prever o que vai acontecer no futuro próximo tornou-se um baita desafio e, mesmo assim, precisamos tomar decisões, escolher caminhos e agir.
Incerto (do inglês, Uncertainty): a partir do momento que as informações têm um menor prazo de validade hoje, tomar decisões de médio e longo prazo tornou-se uma tarefa um tanto quanto difícil. Olhar para o passado para prever o futuro? Você até pode arriscar, mas sem garantia de sucesso!
Complexo: o mundo deixou de ser linear há algum tempo! Todos os padrões e processos previsíveis deram lugar a uma realidade muito mais complexa e interconectada… já reparou que hoje nenhuma mudança é isolada? Tudo influencia em tudo (ou quase isso!).
Ambíguo: sabe aquela sensação de que as coisas estão certas e erradas ao mesmo tempo? E que elas são boas e ruins simultaneamente? Pois isso é o que chamamos de ambíguo. Na prática, as pessoas podem interpretar um mesmo fato de diferentes maneiras, atribuindo diferentes significados.
E o que isso significa para você na prática? Muito mais do que você imagina!
Provavelmente as coisas que você estudou ou ainda estuda, em pouquíssimo tempo se tornarão obsoletas, frágeis e questionáveis. No trabalho, aquela decisão que você precisa tomar em pouco tempo continuará existindo, exigindo de você muita serenidade e coragem para seguir adiante. Aquelas regras sobre a vida, sobre as equipes ou sobre sua carreira deixam de ser tão lineares e “planejáveis”, e passam a ter novas configurações, novos formatos e novos objetivos.
Frio na barriga pode definir para muitas pessoas o que esse mundo V.U.C.A. significa. Para outras, surge também uma sensação de que todo dia é um recomeço, uma nova história e uma nova oportunidade, sem precedentes! E isso também pode ser fascinante.
Para onde olhar neste mundo V.U.C.A.? O que significa ter visão de negócios?
Visão de Negócios é a articulação entre visão sistêmica e estratégica, possibilitando a expansão do entendimento sobre o mercado, suas principais tendências, concorrentes e oportunidades.
Essa é uma das habilidades essenciais nas empresas, pois você a utilizará na hora de analisar estrategicamente um produto ou serviço.
Para falar de visão de negócios, antes é preciso definir: Quem são os stakeholders envolvidos? Como funciona a cadeia de negócios? Como eu posso contribuir nessa cadeia?
A partir dessa definição, saberá mais para onde olhar e focar!