Arte, diversão ou entretenimento. Existem diversas formas de enxergar o cinema, mas uma delas está presente em praticamente todas as obras: a capacidade de nos fazer viver as histórias. Afinal, somos seres contadores e “escutadores” de histórias desde os primórdios da humanidade. Sejam fictícios ou reais, é comum nos envolvermos com o enredo e o desfecho de um filme que gostamos.
Essas histórias muitas vezes podem servir de inspiração, sem contar que há aquelas que vão além e nos faz refletir sobre quem somos. É uma espécie de divisor de águas entre quem éramos antes de assistir à obra e quem nos tornamos em seguida. E não tem filme certo ou errado para isso, pois cada espectador interpreta da sua maneira.
Consciência negra, consciência de classes e um chamado por oportunidades!
Por que nos comunicamos?
A importância de diferenciar insatisfações e identificar seus propósitos de carreira
De forma geral, esses filmes naturalmente promovem reflexões do tipo “quem sou eu, para onde vou e como me desenvolvo?”. Pensamentos totalmente ligados ao ato de se conhecer, ou como falamos com frequência, autoconhecimento.
Pensando em ajudar você, listamos 3 filmes que abordam sobre o autoconhecimento:
1) Na Natureza Selvagem (Into the Wild) – 2007
Baseado na história real de Christopher McCandless (interpretado por Emile Hirsch), o filme retrata um jovem de família próspera que respondeu a essas perguntas da maneira mais direta possível: após se formar teve a atitude de doar todo seu dinheiro para a caridade, mudou de nome e passou a viver longe da sociedade.
Com o objetivo de chegar ao Alasca visando se desconectar totalmente do mundo em que vivemos, foge da casa na qual morava com seus pais para viajar sozinho. No caminho, vai se desfazendo de tudo que ainda o prende, como seu carro e o dinheiro que levou consigo.
A história é uma lição de sobrevivência e mostra a indignação de McCandless com as pessoas e com o rumo tomado pelas relações sociais “de interesse”. A partir daí, é possível afirmar que sua decisão principal foi buscar se conhecer melhor, pois não tinha o “perfil” para a vida que levava.
2) O Palhaço – 2011
Benjamim (interpretado por Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu Pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.
3) Eu Maior – 2013
Este documentário traz uma reflexão contemporânea sobre autoconhecimento e busca da felicidade, por meio de entrevistas com expoentes de diferentes áreas, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas e esportistas. Por fim, um filme sobre questões essenciais e universais, numa época de grandes transformações e desafios, que pedem níveis mais altos de discernimento e consciência individual.
Existem muitos outros filmes, quer colocar nos comentários algum que veio na sua cabeça?
1 comentário
[…] Filmes sobre autoconhecimento – confira 03 sugestões! Filme sobre cultura e valores – anote aí a sugestão! Filmes sobre empatia – prepare-se para a sessão pipoca! […]