Você já reparou que o estresse se tornou o grande vilão dos últimos tempos? Muitas vezes, a pressão no trabalho nos mantém acorrentados nas mesas durante o dia e acordados durante a noite toda. Por consequência, essa rotina nos torna perigosamente improdutivos.
Então, não há dúvidas de que o estresse é prejudicial e nos limita. Ainda assim, estudos científicos apontam que uma quantidade moderada pode até trazer alguns benefícios para a nossa mente, você sabia? E, pensando bem, isso pode fazer algum sentido!
A pressão no trabalho tem algum benefício?
Você já parou pra pensar em quantas vezes deixou de fazer algum job porque não conseguia sair do lugar, mas, com a proximidade do deadline, você conclui a atividade em pouco tempo?
Ian Robertson, autor do livro The Stress Test: How Pressure Can Make You Stronger and Sharper, por exemplo, explica que o estresse faz com que o cérebro libere uma substância química chamada noradrenalina.
Segundo ele, o cérebro não funciona da melhor forma com pouco ou muito desse produto químico. Mas “há um ponto ideal no meio, onde, se você tiver apenas a quantidade certa, a zona de noradrenalina atua como o melhor sintonizador cerebral.”
Então, isso explica por que uma dose de pressão no trabalho pode ajudar a avançar ou a paralisar. Ou seja, os diferentes cenários, desde a entrega de um projeto, a expectativa de um faturamento maior ou uma crise, podem ser o impulso necessário para fazer as coisas voarem.
Porém, é importante entender como você lida com a pressão no trabalho. Nem todo mundo lida bem com o estresse e consegue aproveitar seu potencial para produzir mais. Pelo contrário, alguns ficam extremamente ansiosos e não enxergam isso como um estimulante.
De qualquer forma, independentemente do seu perfil, a pressão no trabalho vai bater à sua porta uma hora ou outra. Principalmente se a sua área recebe grandes cobranças, como acontece com o setor de vendas, por exemplo.
Como treinar seu cérebro para reagir positivamente à pressão no trabalho?
Conheça as duas principais técnicas que reformulam a abordagem do estresse e te ajudam a passar pela pressão no trabalho com mais entusiasmo e menos nervosismo.
Treine seu cérebro para prosperar
O primeiro e mais importante fator que determina a nossa abordagem ao estresse é se temos uma mentalidade “fixa” ou de “crescimento”.
A capacidade de acreditar que podemos mudar e melhorar é o que nos motiva a agir. Assim, aqueles que têm uma mentalidade “fixa” têm mais probabilidade de de cair na zona de conforto e estagnar.
No caso de lidar com o estresse, alguém com uma mentalidade fixa pode acreditar que herdou sua atitude ansiosa de um dos pais e, portanto, não há nada que possa ser feito a respeito. Isso pode ser “fatalista”, por isso é importante examinar a fonte de suas crenças sobre suas emoções.
Como usar a mentalidade de crescimento para lidar com a pressão no trabalho?
Para quem tem a capacidade de mudar sua abordagem ao estresse, Robertson aponta que os mesmos sintomas – boca seca e coração disparado – se aplicam tanto ao medo quanto à excitação.
Inclusive, alguns estudos descobriram que quando as pessoas são colocadas em uma situação estressante, elas desempenham melhor quando a acreditam que isso pode ser um desafio incrível, não uma ameaça.
Então, fazer essa mudança mental:
- Reduz o estresse
- Melhora seu desempenho
- Te ajuda a ficar no controle da situação, não as suas emoções
Portanto, mantenha uma mentalidade confiante e positiva diante da pressão no trabalho, principalmente em tempos de crises. Isso vai induzir seu cérebro a criar uma postura mais segura e determinante para alcançar seus objetivos.
Encontre o ponto de equilíbrio e estabeleça os seus próprios limites
Pode haver uma desvantagem em evitar com frequência o estresse que a pressão no trabalho proporciona, especialmente no início da carreira.
Lembra daquele ditado que diz que “a prática leva à perfeição”? Então, embora seja mais difícil para uns do que para outros, lidar com a pressão no trabalho te ajuda a se preparar para outros desafios no decorrer da carreira.
Mas vale lembrar que estamos falando de níveis saudáveis de pressão. Muito estresse é prejudicial! Por isso, é importante encontrar o ponto de equilíbrio. Ou seja, o limite em que você é capaz de transformar o estresse em combustível para continuar progredindo.
Aliás, alguns casos de pressão no trabalho também ajudam a fortalecer a inteligência emocional, principalmente se você sonha em conquistar um cargo de liderança ou gestão.
Portanto, aproveite para aprender a lidar com situações estressantes enquanto é jovem. Mas tenha em mente que isso não significa viver à base de estresse!
Segundo Robertson, “muitos comediantes e artistas se preocupam se não sentem aquela ponta de ansiedade antes de uma apresentação”. E ele ainda complementa: “Tiger Woods diz que se não se sentir ansioso antes de uma partida, ele sabe que vai se sair mal”.
Então, se você tá procurando o segredo para não deixar a pressão no trabalho atrapalhar sua rotina: treine a sua mentalidade para enxergar o copo mais cheio do que vazio. Depois, encontre o seu ponto de equilíbrio para transformar a pressão em desafios possíveis de serem ultrapassados.
E em tempos de muita informação, desemprego e esgotamento mental, é importante frisar que a pressão no trabalho vai existir de um jeito ou de outro, mas você jamais deve prejudicar a sua saúde ou aceitar abusos!
Curtiu nossas dicas? Aproveite para compartilhar esse artigo nas redes sociais!
1 comentário
Adorei a noticia e curto bastante o blog! tão de parabens!