Tem relação com sustentabilidade, meio ambiente, reciclagem, mas, na verdade, é muito mais que isso. É um modelo que propõe uma nova forma para utilização dos recursos naturais, que entende que tudo o que criamos pode voltar para a produção em vez de virar lixo. Nada é desperdiçado e o que torna isso viável não é a tecnologia da reciclagem, mas sim o design inicial do produto, que precisa considerar o que acontecerá com ele quando perder seu valor de uso. Por isso envolve mais do que apenas um pensamento verde, é uma nova proposta para pensar o consumo e toda a cadeia produtiva, o que impacta também o mercado de trabalho e a gestão de empresa, além de gerar novas oportunidades de negócios.
Nos últimos 3 anos, vimos crescer a quantidade de pessoas que citam atuação responsável como um dos valores/crenças que mais admiram em uma organização. Para os profissionais brasileiros, o lucro é um objetivo, mas precisa vir acompanhado da preocupação em construir uma sociedade mais justa, o que envolve economia sólida, respeito ao meio ambiente, políticas sociais que garantam melhores condições de vida e respeito aos colaboradores. A Economia Circular está bastante alinhada com este pensamento.
O vídeo ‘Re-thinking Progress’, produzido pelo Ellen MacArthur Foundation, explora como uma mudança de perspectiva nos permitiria redesenhar a nossa economia. Vale pensar no assunto!