Estamos quase encerrando o mês de setembro, o mês dedicado à prevenção ao suicídio e a tudo aquilo que pode afetar a nossa saúde mental.
As pessoas passam, em média, 1/3 do dia no trabalho. Por isso, selecionei dicas do que os profissionais da área de RH podem oferecer ou fazer no ambiente profissional para torná-lo mais saudável.
Como ter ambientes de trabalho saudáveis?
Dica #1: estimular a comunicação aberta!
Durante todo o mês de setembro, vimos e ouvimos em diferentes mídias, que falar é sempre a melhor solução. Falar é comunicar! É ter um espaço aberto para se expor, para trocar ideias, para compartilhar!
O ambiente de trabalho deve estimular a comunicação aberta e favorecer a troca de aspectos relacionados ao trabalho e também ao relacionamento interpessoal. Deve haver troca de experiências e a promoção de amizades!
Dica #2: equilíbrio entre vida profissional e pessoal!
Em muitos casos, a depressão e o transtorno de ansiedade estão relacionados com fatores profissionais. Preocupação excessiva com o trabalho, rotina corrida, excesso de atividades a serem realizadas ou preocupações financeiras que exigem trabalhar mais para dar conta de tudo são alguns deles.
Por isso, ao mesmo tempo em que a empresa deve estimular e extrair o melhor de seus colaboradores, deve incentivar também o equilíbrio com a vida pessoal. É superimportante que o profissional tenha tempo para praticar hobbies, exercícios físicos ou fazer cursos e treinamentos que sejam do seu interesse. Uma mente que não está saudável, não produzirá bons resultados.
Dica #3: Falar sobre o assunto!
Depressão, ansiedade e outros transtornos ainda são assuntos tabu, ainda mais dentro do ambiente de trabalho – que gera a percepção de constante avaliação e que mostrar fraquezas não é aceitável. Por isso, é importante dar visibilidade ao tema para que os colaboradores se sintam acolhidos, aceitos e confortáveis para serem quem são – assim como num casamento, nos momentos bons ou ruins.
É importante aproveitar oportunidades como o setembro amarelo, por exemplo, para falar sobre o assunto de forma aberta.
Dica #4: Ações de Socialização
Dentro das possibilidades e da cultura da empresa, é interessante que o RH e a liderança da empresa, criem políticas e/ou atividades que deem a possibilidade do colaborador se enxergar não apenas como um número dentro da organização, mas sim como pessoa!
Neste sentido, promover grupos de corrida ou outras práticas esportivas, ginástica laboral, salas ou espaço de descompressão, jogos, etc, podem ser aliados. Tudo isso ajuda o profissional se integrar na comunidade (que é a empresa) e entender que a empresa está dando a ele um espaço para ele ser quem ele.
Se sentir à vontade (e ter espaço para isso no trabalho), aumenta a autoestima do profissional e o ajuda a ter a mente mais livre para produzir e conviver mais e melhor.
Estas são apenas algumas dicas, mas tão importante quanto estas dicas é termos atenção com qualquer sinal de ansiedade, depressão ou qualquer outro transtorno. Além disso, tenha empatia com os nossos colegas de trabalho caso eles demonstrem algum sinal de que não estão bem.
Luís Maurício
Consultor da Cia de Talentos