Blog Cia de Talentos
  • Para empresas
  • Cia de Talentos
    • Jovens
    • Executivos
    • Empresas
  • Sobre o blog
  • Português

Blog Cia de Talentos

  • Para empresas
  • Cia de Talentos
    • Jovens
    • Executivos
    • Empresas
  • Sobre o blog
  • Português
Sociedade e Mundo

Empresas engajadas: o que podemos aprender com o Airbnb?

por giomaz 25 de agosto de 2017
25 de agosto de 2017
Empresas engajadas: o que podemos aprender com o Airbnb?

Vivemos em um mundo de constantes e contínuas transformações. Cada vez mais, temos certeza que as coisas vão mudar em diferentes esferas da economia, sociedade e política. Mas não sabemos ao certo o rumo que essas mudanças terão. Diante dessa imprevisibilidade, empresas e profissionais se deparam constantemente com decisões complexas e situações ambíguas. A tentação, muitas vezes, é de querer escolher caminhos politicamente corretos para não desagradar ninguém. Mas este não parece ser o caminho para o Airbnb, que ao longo deste ano nos deu algumas lições de como ser e sustentar a imagem de uma organização engajada:

Defina e dissemine sua crença internamente 

Ser engajado precisa fazer parte do DNA da organização, e a missão oficial do Airbnb claramente reflete isso, onde a empresa se propõe a “criar um mundo que inspire a conexão humana. ” Segundo Brian Chesky, CEO e fundador do Airbnb, “esta missão fundamenta-se na ideia de que as pessoas são essencialmente boas e que uma comunidade é um lugar onde você possa se sentir em casa. Não dizemos isso para parecermos bonzinhos. Eu acredito sinceramente que [a discriminação] é o maior desafio que enfrentamos como empresa. Ela dilacera o âmago do que somos e os valores que defendemos. ”

Comunique ao mundo aquilo que acredita

É importante que esta crença extrapole as fronteiras da organização e chegue aos ouvidos da sociedade, mesmo diante de situações polêmicas. No começo do ano, diante das medidas anti-imigratórias do governo americano, o Airbnb veiculou um dos comerciais mais comentados no Super Bowl deste ano, onde deixa uma mensagem promovendo união e tolerância: “Nós acreditamos que não importa quem você é, de onde você veio, quem você ama, ou quem você adora. Nós todos pertencemos [à mesma comunidade]. Quanto mais você aceita, mais bonito o mundo fica. #WeAccept”.

Tenha coragem para agir de acordo com sua crença 

Quando as organizações têm clareza e acreditam genuinamente naquilo que falam, as decisões se tornam “menos complicadas. ” É preciso ser coerente com aquilo que promove. Em julho deste ano, o Airbnb já colaborou com a investigação que levou a condenação de uma anfitriã, que cancelou uma reserva usando argumentos e justificativas racistas. E mais recentemente, a empresa não ficou calada diante dos protestos neonazistas em Charlottesville, nos EUA. O Airbnb não só alegou violação dos termos de uso por parte de um grupo de pessoas, como também cancelou algumas reservas e contas de usuários por comportamento antiético. Outras empresas como Google, GoDaddy, Facebook e Paypal também aderiram ao movimento, eliminando contas, posts e campanhas relacionadas a grupos neonazistas.

Ficar em cima do muro parece não ser uma opção para o Airbnb. Assim como pessoas, empresas também tem personalidade, voz e opinião, e sabemos que em um mundo polarizado é praticamente impossível agradar a todos. Bancar uma posição pode, inclusive, implicar na perda de clientes e negócios. Mas certamente, viver os valores de forma coerente garante uma conexão profunda com os colaboradores que fazem parte da organização e cria uma proposta de valor clara e sincera para o mercado.

Por Rajesh Rani
Gerente de Inovação

AIRBNBEMPRESAEXECUTIVOINOVAÇÃOJOVEMMUNDOSOCIEDADE
FacebookTwitterLinkedinWhatsapp
post anterior
Reuniões produtivas = bom planejamento
próximo post
Como me desenvolver numa competência que o mercado está buscando

Post Relacionados

ESG: você já ouviu falar nessa sigla?

Burnout é coisa séria: o que é e...

Linguagem inclusiva e linguagem neutra: saiba tudo sobre...

Quais os bastidores no avanço da contratação de...

5 livros para ler nessas férias

Pink Money ou diversidade: por que as empresas...

Mês do orgulho LGBTQIA+: por que responder às...

2 formas de treinar seu cérebro para lidar...

Síndrome da impostora: o que é e como...

O BBB da vida profissional: quem é você...

Deixe um comentário Cancelar resposta

Mantenha Contato

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Recentes

  • Recognita: a avaliação que revela seu perfil cognitivo com base na neurociência

    14 de abril de 2025
  • Entrevista: “Você tem alguma pergunta?”. Saiba como responder

    8 de agosto de 2024
  • O que esperar da etapa de dinâmica de grupo?

    19 de julho de 2024

Categorias

  • Carreira e Oportunidade
  • Cultura organizacional
  • Dúvidas sobre processo seletivo
  • Educação e Desenvolvimento
  • Noticia
  • Sem categoria
  • Sociedade e Mundo
  • Tendências

Arquivos

  • abril 2025
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • fevereiro 2019
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017

Nuvem de Palavras

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS AUTOCONHECIMENTO CARREIRA DOS SONHOS FUTURO EMPRESA ESTÁGIO JOVEM EMPREGO PROCESSO SELETIVO CURRÍCULO TENDÊNCIAS JORNADA PARA O FUTURO COMUNICAÇÃO EMPLOYER BRANDING UNIVERSIDADE CARREIRA INOVAÇÃO DESENVOLVIMENTO RH TRABALHO SOFT SKILLS EXECUTIVO PRODUTIVIDADE ENTREVISTA FUTURO DO TRABALHO JOVENS ENTREVISTA DE EMPREGO MERCADO DE TRABALHO TRAINEE DICAS

Fale Conosco

  • Contato

Siga a CT!

Instagram

Linkedin

Tik Tok

Telegram

Youtube

Facebook

Twitter

Assine a nossa newsletter

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Footer Logo

© O blog de carreira da Cia de Talentos - | Politica de privacidade