Blog Cia de Talentos
  • Para empresas
  • Cia de Talentos
    • Jovens
    • Executivos
    • Empresas
  • Sobre o blog
  • Português

Blog Cia de Talentos

  • Para empresas
  • Cia de Talentos
    • Jovens
    • Executivos
    • Empresas
  • Sobre o blog
  • Português
Sociedade e Mundo

Empresas engajadas: o que podemos aprender com o Airbnb?

por giomaz 25 de agosto de 2017
25 de agosto de 2017
Empresas engajadas: o que podemos aprender com o Airbnb?

Vivemos em um mundo de constantes e contínuas transformações. Cada vez mais, temos certeza que as coisas vão mudar em diferentes esferas da economia, sociedade e política. Mas não sabemos ao certo o rumo que essas mudanças terão. Diante dessa imprevisibilidade, empresas e profissionais se deparam constantemente com decisões complexas e situações ambíguas. A tentação, muitas vezes, é de querer escolher caminhos politicamente corretos para não desagradar ninguém. Mas este não parece ser o caminho para o Airbnb, que ao longo deste ano nos deu algumas lições de como ser e sustentar a imagem de uma organização engajada:

Defina e dissemine sua crença internamente 

Ser engajado precisa fazer parte do DNA da organização, e a missão oficial do Airbnb claramente reflete isso, onde a empresa se propõe a “criar um mundo que inspire a conexão humana. ” Segundo Brian Chesky, CEO e fundador do Airbnb, “esta missão fundamenta-se na ideia de que as pessoas são essencialmente boas e que uma comunidade é um lugar onde você possa se sentir em casa. Não dizemos isso para parecermos bonzinhos. Eu acredito sinceramente que [a discriminação] é o maior desafio que enfrentamos como empresa. Ela dilacera o âmago do que somos e os valores que defendemos. ”

Comunique ao mundo aquilo que acredita

É importante que esta crença extrapole as fronteiras da organização e chegue aos ouvidos da sociedade, mesmo diante de situações polêmicas. No começo do ano, diante das medidas anti-imigratórias do governo americano, o Airbnb veiculou um dos comerciais mais comentados no Super Bowl deste ano, onde deixa uma mensagem promovendo união e tolerância: “Nós acreditamos que não importa quem você é, de onde você veio, quem você ama, ou quem você adora. Nós todos pertencemos [à mesma comunidade]. Quanto mais você aceita, mais bonito o mundo fica. #WeAccept”.

Tenha coragem para agir de acordo com sua crença 

Quando as organizações têm clareza e acreditam genuinamente naquilo que falam, as decisões se tornam “menos complicadas. ” É preciso ser coerente com aquilo que promove. Em julho deste ano, o Airbnb já colaborou com a investigação que levou a condenação de uma anfitriã, que cancelou uma reserva usando argumentos e justificativas racistas. E mais recentemente, a empresa não ficou calada diante dos protestos neonazistas em Charlottesville, nos EUA. O Airbnb não só alegou violação dos termos de uso por parte de um grupo de pessoas, como também cancelou algumas reservas e contas de usuários por comportamento antiético. Outras empresas como Google, GoDaddy, Facebook e Paypal também aderiram ao movimento, eliminando contas, posts e campanhas relacionadas a grupos neonazistas.

Ficar em cima do muro parece não ser uma opção para o Airbnb. Assim como pessoas, empresas também tem personalidade, voz e opinião, e sabemos que em um mundo polarizado é praticamente impossível agradar a todos. Bancar uma posição pode, inclusive, implicar na perda de clientes e negócios. Mas certamente, viver os valores de forma coerente garante uma conexão profunda com os colaboradores que fazem parte da organização e cria uma proposta de valor clara e sincera para o mercado.

Por Rajesh Rani
Gerente de Inovação

AIRBNBEMPRESAEXECUTIVOINOVAÇÃOJOVEMMUNDOSOCIEDADE
FacebookTwitterLinkedinWhatsapp
post anterior
Reuniões produtivas = bom planejamento
próximo post
Como me desenvolver numa competência que o mercado está buscando

Post Relacionados

ESG: você já ouviu falar nessa sigla?

Burnout é coisa séria: o que é e...

Linguagem inclusiva e linguagem neutra: saiba tudo sobre...

Quais os bastidores no avanço da contratação de...

5 livros para ler nessas férias

Pink Money ou diversidade: por que as empresas...

Mês do orgulho LGBTQIA+: por que responder às...

2 formas de treinar seu cérebro para lidar...

Síndrome da impostora: o que é e como...

O BBB da vida profissional: quem é você...

Deixe um comentário Cancelar resposta

Mantenha Contato

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Recentes

  • Recognita: a avaliação que revela seu perfil cognitivo com base na neurociência

    14 de abril de 2025
  • Entrevista: “Você tem alguma pergunta?”. Saiba como responder

    8 de agosto de 2024
  • O que esperar da etapa de dinâmica de grupo?

    19 de julho de 2024

Categorias

  • Carreira e Oportunidade
  • Cultura organizacional
  • Dúvidas sobre processo seletivo
  • Educação e Desenvolvimento
  • Noticia
  • Sem categoria
  • Sociedade e Mundo
  • Tendências

Arquivos

  • abril 2025
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • fevereiro 2019
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017

Nuvem de Palavras

RH FUTURO DO TRABALHO FUTURO TENDÊNCIAS COMUNICAÇÃO MERCADO DE TRABALHO CARREIRA DOS SONHOS PROCESSO SELETIVO HABILIDADES COMPORTAMENTAIS AUTOCONHECIMENTO DICAS JOVEM ESTÁGIO CARREIRA SOFT SKILLS CURRÍCULO TRABALHO UNIVERSIDADE JOVENS EMPRESA DESENVOLVIMENTO JORNADA PARA O FUTURO EMPREGO INOVAÇÃO EMPLOYER BRANDING ENTREVISTA DE EMPREGO EXECUTIVO PRODUTIVIDADE TRAINEE ENTREVISTA

Fale Conosco

  • Contato

Siga a CT!

Instagram

Linkedin

Tik Tok

Telegram

Youtube

Facebook

Twitter

Assine a nossa newsletter

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Footer Logo

© O blog de carreira da Cia de Talentos - | Politica de privacidade