Design é um tema que extrapola fronteiras e se tornou pauta em diferentes situações. Provavelmente, você já deve ter escutado essa palavra em contextos variados e combinada com outras, por exemplo: design de serviço, design de produto, design de informação, design thinking, design visual e até design de sobrancelhas.
O que é design, afinal?
Diferente do que muitos pensam, não é só deixar algo bonito. Entre muitas explicações, design é solucionar problemas ou necessidades do usuário, de forma eficiente, ofertando a melhor experiência. Com design geramos valor e significado, transformamos ideias complexas em soluções simples e, principalmente, trazemos o pensamento estratégico conectando produtos, serviços, negócios e sociedade.
Design visual
Em outro post explicamos um pouco sobre a importância do design de serviço no mundo do RH. Hoje, queremos contar um pouco sobre o design visual neste contexto. No mundo do RH, descobrimos e vivenciamos todos os dias novos desafios em que a área de design visual contribui de maneira significativa para desenhar serviços e produtos. Mas como isso funciona?
Como consumidores escolhemos produtos cujas marcas, embalagens e experiências geradas tenham conexões com aquilo que acreditamos e defendemos. Da mesma forma, na nossa vida profissional, escolhemos as empresas em que queremos trabalhar, cujas marcas, valores e objetivos também se conectem com o nossos propósitos e crenças.
Mas, como sabemos, propósitos e crenças transitam em um mundo subjetivo, em que nem sempre fica claro o que se quer dizer. É nesse momento que o design visual contribui para dar vida e aterrar valores abstratos.
Importância do design para marcas
Durante o processo seletivo é importante que a marca esteja representada em todos os materiais produzidos, não só com o logo, mas também em toda comunicação. O design dos e-mails, posts, comunicados e materiais da dinâmica, por exemplo, precisam estar alinhados com a identidade da marca para se conectar com o usuário, que nesse caso é o candidato.
Quando pensamos em marca empregadora, ações de desenvolvimento dos colaboradores, divulgação de vagas e comunicação interna, é o design visual combinado com outros elementos que fortalecerá a experiência de marca.
Por isso, hoje, acreditamos que o design visual é uma maneira de traduzir estrategicamente os valores que sua marca quer transmitir, por isso é fundamental para diferentes ações que envolvem o RH. Por meio da criação de peças de comunicação e ações conseguimos contribuir com os objetivos de retenção de talentos, sem esquecer dos propósitos das organizações.
Dessa forma, o design visual funciona como um potencializador das mensagens que se quer transmitir, tanto para o público interno quanto externo, agregando maior significado e diferenciação para marca empregadora.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre o assunto, entre em contato com a gente. Nossa equipe de design tem ideias e muitos cases para compartilhar.
Gabriela Telles é publicitária de formação, adora se aventurar em novas áreas e mergulhar de cabeça em milhões de livros ao som de um bom jazz. Transitando entre design e recursos humanos, acredita que boas histórias conectam pessoas e abrem portas para o aprendizado.