Blog Cia de Talentos
  • Para empresas
  • Cia de Talentos
    • Jovens
    • Executivos
    • Empresas
  • Sobre o blog
  • Português

Blog Cia de Talentos

  • Para empresas
  • Cia de Talentos
    • Jovens
    • Executivos
    • Empresas
  • Sobre o blog
  • Português
Sociedade e Mundo

Você ainda acredita em almas gêmeas?

por Cia de Talentos 12 de junho de 2018
12 de junho de 2018
CIA-Talentos-voce-ainda-acredita-em-almas-gemeas

Não, você não está no site errado. É isso mesmo. Carreira e casamento têm muito mais a ver do que você imagina. Há algumas semanas viralizou nas redes sociais um texto do Marcos Piangers questionando a existência das tais almas gêmeas e da ideia de que há no mundo alguém esperando para te completar e ser feliz todos os dias ao seu lado.

Essa pessoa não existe. Nem esse emprego. Desconheço profissional que não tem dúvida sobre as suas escolhas de carreira, uma segunda-feira com vontade de largar tudo e que, de vez em quando, acredita que está desperdiçando seu tempo permanecendo ali, naquele lugar, com aquela equipe. Sim, esse sentimento existe mesmo nas carreiras mais incríveis, apaixonantes e cheias de propósito. Converse com alguém que você admira. Pode perguntar se tudo são só flores, se não dá vontade de chutar o balde e viajar pelo mundo.

Essa ideia de que o emprego certo está esperando por você, basta descobrir aonde, pode ser angustiante. É um looping sem fim. Não existe carreira ideal, certeza todos os dias e emprego sem momentos entediantes. Assim como não existe par ideal, “sim” todos os dias e relacionamento sem diálogo e vontade de aprender junto.

O que não dá é para o emprego (e o relacionamento) serem mais subtração do que soma. Ou seja, se no final do mês você tem mais dias ruins, cheios de dúvida, com a sensação de que aquilo não exige o seu melhor ou até mesmo se sentindo desrespeitado, você tem muitos motivos para rever as suas escolhas e recalcular esse trajeto. Pode ser com uma mudança de emprego, com um processo de coaching, na terapia, na meditação, mas olhe para esse incômodo e faça alguma coisa por você. Não espere da empresa todas as mudanças tão sonhadas para a sua carreira.

Agora, se o dia foi ruim, você errou, alguém não atendeu às suas expectativas… Respire fundo. Não é só com você que isso acontece. Tente lembrar o que te levou até ali, quais foram os motivos para a sua escolha profissional. A gente muda mesmo de ideia, temos muitos interesses e a grama do outro sempre parece mais verde.

Por isso, as carreiras são feitas de ciclos, a gente muda, os nossos propósitos também. É preciso realinhar o tempo todo. Sempre em beta, sempre recomeçando. E isso não significa ter que mudar de emprego ou parceiro. Dá para fazer isso juntos? Naquele velho lugar de todos os dias? Será que a empresa também não está vivendo mudanças bem parecidas com a sua e quer mesmo alguém que tenha coragem de assumir novos desafios?

Pode soar romântico demais, mas isso é mais comum do que a gente imagina. A pessoa troca de emprego e continua infeliz. A pessoa troca de parceiro e ainda não é isso. Pode ser você, pode ser a vida mesmo que é cheia de altos e baixos. Será que a sua alma gêmea não está aí do seu lado insistindo, se esforçando, aprendendo e se conhecendo melhor nessas relações imperfeitas, mas tão cheias de possibilidades?

Renata Magliocca, meio paulista, meio mineira, psicóloga e escritora. Apaixonada pela complexidade que é ser você mesmo. Tem mania de dar ouvidos à sua menina, que aprendeu a escrever antes mesmo de falar e, ainda hoje, pede para brincar com as palavras. Sempre vejo, na vida, histórias e as minhas preferidas são as reais e possíveis. 

CARREIRACICLOSESCOLHA PROFISSIONALJOVEM
FacebookTwitterLinkedinWhatsapp
post anterior
Responda rápido: você sabe o que é design?
próximo post
Feiras de Recrutamento se reinventam para aproximar alunos e organizações

Post Relacionados

ESG: você já ouviu falar nessa sigla?

Burnout é coisa séria: o que é e...

Linguagem inclusiva e linguagem neutra: saiba tudo sobre...

Quais os bastidores no avanço da contratação de...

5 livros para ler nessas férias

Pink Money ou diversidade: por que as empresas...

Mês do orgulho LGBTQIA+: por que responder às...

2 formas de treinar seu cérebro para lidar...

Síndrome da impostora: o que é e como...

O BBB da vida profissional: quem é você...

Deixe um comentário Cancelar resposta

Mantenha Contato

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Recentes

  • Recognita: a avaliação que revela seu perfil cognitivo com base na neurociência

    14 de abril de 2025
  • Entrevista: “Você tem alguma pergunta?”. Saiba como responder

    8 de agosto de 2024
  • O que esperar da etapa de dinâmica de grupo?

    19 de julho de 2024

Categorias

  • Carreira e Oportunidade
  • Cultura organizacional
  • Dúvidas sobre processo seletivo
  • Educação e Desenvolvimento
  • Noticia
  • Sem categoria
  • Sociedade e Mundo
  • Tendências

Arquivos

  • abril 2025
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • fevereiro 2019
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017

Nuvem de Palavras

JOVEM SOFT SKILLS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS CARREIRA DOS SONHOS TRAINEE INOVAÇÃO MERCADO DE TRABALHO AUTOCONHECIMENTO ENTREVISTA DE EMPREGO EMPRESA FUTURO DICAS JORNADA PARA O FUTURO JOVENS EMPREGO ESTÁGIO TENDÊNCIAS EMPLOYER BRANDING UNIVERSIDADE PROCESSO SELETIVO CARREIRA TRABALHO DESENVOLVIMENTO COMUNICAÇÃO CURRÍCULO FUTURO DO TRABALHO EXECUTIVO RH ENTREVISTA PRODUTIVIDADE

Fale Conosco

  • Contato

Siga a CT!

Instagram

Linkedin

Tik Tok

Telegram

Youtube

Facebook

Twitter

Assine a nossa newsletter

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Footer Logo

© O blog de carreira da Cia de Talentos - | Politica de privacidade