Já estamos na reta final do ano. Você já está se preparando para começar o próximo ano com o pé direito e conseguir o estágio dos sonhos?
Se a resposta foi negativa, está mais do que na hora de começar a se planejar. Um bom planejamento ajuda a bater metas e a se preparar melhor para os desafios. Assim, conseguimos ter mais tranquilidade quando a época dos processos seletivos chegar, sem perdermos prazos e oportunidades por falta de preparo. Pra te ajudar, listamos a seguir dicas para você se planejar para o seu estágio dos sonhos.
Papel e caneta na mão e muita atenção para as próximas dicas.
Tenha clareza nos seus objetivos
Se você ainda está inseguro no que fazer, fica mais difícil definir objetivos de médio e longo prazo e ter motivação para ir atrás deles. Por isso, pense que é importante ter um objetivo definido – mesmo que, no futuro, você venha a mudar de ideia.
Para isso ficar mais fácil, pense no que gosta de fazer na sua faculdade, por exemplo, e como isso pode se aplicar no trabalho. Quais áreas de estudo tem mais a ver com você? O próximo passo é buscar pessoas que já trabalham nessas áreas para um bate-papo.
Dessa forma, você consegue entender como é a rotina e o papel do que você pretende fazer, e assim, tem mais clareza se isso se aplica ou não na sua rotina e com o que gosta.
Não conhece ninguém que trabalhe nas áreas? Uma rápida pesquisa no Google e no LinkedIn te ajuda a se conectar com esses profissionais – e geralmente as pessoas estão abertas a ajudarem umas às outras nesse sentido.
O autoconhecimento nessa etapa inicial é determinante para ter sucesso para conseguir um estágio. E você não precisa encarar essa sozinho: há ferramentas gratuitas, como o mapeamento de perfil Genius, que ajudam você a entender quem você é.
Feito isso, vamos às dicas mais práticas.
Invista em hard skills
Conhecimento técnico é importante – mesmo sendo para uma vaga de estágio que, na teoria, exige menos experiência. Apesar disso, não use essa “justificativa” como desculpa para não correr atrás do que precisa saber.
Procure garantir o conhecimento básico para dar os primeiros passos na área. Por exemplo: se você quer conseguir um estágio como designer gráfico, comece a estudar as principais ferramentas usadas por esse profissional, experimente sozinho algumas delas e, quem sabe, até monte um pequeno portfólio.
O YouTube tem vários tutoriais e mini cursos que podem fazer a diferença. Fique de olho também em cursos e workshops gratuitos, que você pode descobrir pesquisando na internet e nas redes sociais. Ah, e não se esqueça de investir no inglês. Mesmo se não puder pagar um curso, há formas gratuitas de melhorar o domínio dessa língua.
Não se esqueça de investir em soft skills
Embora as hard skills sejam importantes, de nada adianta você dominar uma ferramenta e não saber trabalhar em equipe ou se comunicar.
Você pode dominar o Photoshop e criar trabalhos belíssimos, mas, se você não sabe contribuir em equipe, por exemplo, provavelmente você terá mais dificuldade de se destacar nos processos seletivos mais concorridos.
Por isso, faça uma reflexão sobre quais são suas facilidades e dificuldades no dia a dia. É ter jogo de cintura para lidar com problemas imprevistos? Ou é muita timidez ao falar em público? A ideia não é ser perfeito, mas ter consciência de onde você pode se sair muito bem – e onde precisa ainda se desenvolver. Para dar conta daquilo que você acha mais importante melhorar, você pode procurar desenvolver competências comportamentais, como:
- relacionamento interpessoal
- comunicação assertiva
- pensamento analítico
- trabalho em equipe
- organização
- criatividade
- empatia
Dedicando-se a desenvolver esses soft skills, você estará um passo à frente dos demais. Afinal, a maioria das pessoas não se preocupam tanto em desenvolver soft skills por acharem que ter competências técnicas é muito mais importante. E quer uma dica? Fique de olho no Jornada para o Futuro, um programa gratuito que te ajuda a desenvolver essas competências em parceria com as principais empresas do mercado.
Participe ou crie projetos
Participe de projetos da faculdade, da comunidade em que mora ou na própria internet. Envolver-se com essas iniciativas vai te ajudar a ganhar mais confiança, experiência e conhecer pessoas que podem ser sua primeira rede de contatos profissionais.
Claro, nada impede que você mesmo crie um projeto pessoal. Pode ser uma conta no Instagram, no YouTube ou um blog sobre os temas que mais te interessam, sobre um hobby que você tem ou até mesmo sobre sua rotina de estudos, por exemplo. Mas crie algo que acredite ser relevante para o próximo e que tem a ver com você.
Na maioria das vezes não é necessário dinheiro, apenas tempo – alguns minutinhos dedicados por dia, no longo prazo, fazem toda diferença. Não se preocupe em ter muito sucesso ou em fazer tudo perfeito. A ideia é colocar a mão na massa e já ganhar tanto uma experiência, quanto algo para mostrar no seu currículo.
Ao criar o seu próprio projeto, você desenvolve tanto hard skills como soft skills – é um belo investimento e com certeza ajudará a conseguir um estágio. Não esqueça de colocar o projeto no currículo!
Treine, treine e treine mais um pouco
Antes de participar de qualquer campeonato, o esportista treina incansavelmente para ganhar, e para conseguir um estágio (ou qualquer outra vaga) é a mesma coisa.
Pesquise o mercado que você quer entrar, depois liste algumas empresas e visite o site de vagas e entenda um pouco mais sobre a cultura de cada uma. Isso ajudará a criar uma postura mais adequada para a vaga e empresa em questão. E vai te ajudar também a escolher em quais empresas você quer focar mais seus esforços. Aliás, não deixe de anotar em um calendário as datas dos processos seletivos mais importantes para você, para que você não perca nenhum prazo.
Sabemos como alguns processos seletivos podem ser compridos. Além disso, é um momento em que ficamos naturalmente mais ansiosos. Por isso, evite sair se candidatando para qualquer coisa, sem parar para pensar se aquela oportunidade realmente interessa. Escolhendo as suas prioridades, você consegue se preparar com mais calma e clareza para cada vaga.
Além disso, simule entrevistas e grave em vídeo. Ao assistir esse material, você perceberá se há vícios de linguagem que podem ser evitados e outras situações que podem ser melhoradas. Vale também compartilhar o vídeo com pessoas em quem você confia, para que elas possam dar um feedback.
Conclusão
Com certeza, o estágio é uma etapa muito importante na nossa vida profissional. Mas não se desespere ao não conseguir logo de cara a vaga tão sonhada, combinado? Seguindo essas dicas você conseguirá ter um planejamento mais estruturado e definir prazos melhores. E claro, terá clareza no que quer. E sempre vale tentar de novo e tentar melhorar cada vez mais.
Por mais que não possamos controlar tudo que existe ao nosso redor, podemos fazer a nossa parte para ajudar com que as coisas fluam da melhor forma. Portanto, erga a cabeça e dê a volta por cima. O estágio dos sonhos te espera!
1 comentário
Fico grata, pelas orientações, vão ser de grande ajuda!
Por mais que não fui selecionada, mas só de participar do cadastro foi ótimo para a minha própria vida pessoal.