Se você participou da nossa live Big Business, certamente já percebeu que esse foi um evento que dividiu a crise da pandemia em duas perspectivas: antes e depois do nosso big bang de ideias.
Mas se por algum motivo você não conseguiu acompanhar ao vivo essa grande jornada, esse artigo é pra você! Vamos compartilhar os detalhes e maiores insights de tudo o que rolou durante a nossa programação.
Por que criamos a Big Business?
Antes de mais nada, você precisa saber que a ideia de criar uma maratona de conteúdos não surgiu do nada!
Todos os dias, quando ligamos a televisão ou acessamos qualquer rede social ou site na internet, encontramos a expressão “Novo mundo” repercutindo nas mais diversas pautas. Contudo, mesmo sendo muito mencionada, poucas pessoas sabem de fato nos dizer o que é esse novo mundo, de onde ele veio e como ele nos afetará.
Além disso, ao redor de todo o mundo encontramos incertezas e ansiedades sobre o futuro.
E não era pra menos! A pandemia nos colocou em uma crise sem precedentes. De repente, fomos obrigados a administrar a imprevisibilidade dos danos causados pela Covid-19, uma hóspede totalmente indesejável. Mas como é possível vencer uma batalha tão silenciosa? Nós apostamos nossas fichas na troca de conhecimento!
Afinal, o que foi a Big Business?
Inspirados pelo grande sucesso da Maior Live de Carreira do Mundo, optamos por criar um megaevento online para diminuir as incertezas dentro das empresas.
Nossa live Big Business foi um chamado para provocar um big bang no universo corporativo.
Há mais de 30 anos, nós acompanhamos as movimentações do mercado e construímos parcerias de sucesso com as maiores empresas do país. Por isso, decidimos estabelecer uma perspectiva otimista sobre o cenário atual e compartilhar soluções com profissionais de todos os setores para atravessarmos juntos esse período incerto.
Qual foi o resultado?
Simplesmente incrível! No total, tivemos:
- 9 horas de conteúdo ao vivo
- 11 painéis
- 33 convidados
- 3 episódios: Reação, Retomada e Novo Mundo
- Quase 4.500 participantes ao longo da programação
- E uma lista de patrocinadores e apoiadores muito especiais para nós
Mas a parte mais importante não está nos números, está na qualidade dos conteúdos.
A abertura da Big Business
Contextualizando o momento que vivemos e antecipando o primeiro episódio, em nossa abertura discutimos sobre o Big Reset. Afinal, mesmo que o futuro não esteja totalmente claro, sabemos que ainda enfrentaremos muitas mudanças na sociedade e, consequentemente, nas empresas.
Para expandir nossas ideias sobre isso, convidamos Geraldo Rufino, Presidente da JR Diesel, Reginaldo Nogueira, Diretor do Ibmec, e Renato Meirelles, Presidente do Instituto Locomotiva.
Com eles, já começamos aprendendo que a pandemia não mudou nosso futuro, mas antecipou aquilo que já estava por vir. Outro ponto importante foi a questão econômica levantada por Renato: “Só se recuperam economias com pessoas vivas”, frase que se conecta perfeitamente com nosso grande propósito: cuidar das pessoas.
Ainda na abertura, conhecemos em primeira mão os resultados da pesquisa Carreira dos Sonhos e o ranking tão esperado das Empresas dos Sonhos 2020.
Em seguida, tivemos o prazer de conversar com quatro das empresas ganhadoras: Google, Itaú, Bradesco e Nestlé. Então, conhecemos um pouco da cultura de cada uma delas e entendemos por que elas são tão desejadas pelos profissionais.
Quer saber alguns exemplos do que elas têm em comum?
- A preocupação com as pessoas que integram os times
- Grandes incentivos e oportunidades de desenvolvimento
- Ambiente aberto para proporcionar trocas de experiências entre os colaboradores
Episódio I – Reação
Com a pandemia, as empresas precisaram se adequar rapidamente à nova realidade. Para tornar a adaptação compulsiva menos complicada, diferentes áreas se uniram para coordenar a mudança necessária no menor tempo possível.
Assim, percebemos que o RH foi uma das áreas mais impactadas e, com ele, os processos seletivos também.
Paula Benevides, Vice-Presidente de RH da Raízen, e Luciana Giuranno, Diretora de Talent Acquision LATAM da Cargill, foram nossas convidadas para o painel “Digitalização do RH: processos seletivos e onboarding”.
Elas falaram sobre o processo de mudança na cultura empresarial e os impactos da tecnologia para profissionais que estão em busca de oportunidades de trabalho. Paula ainda fez questão de enfatizar que “Quando a gente fala do tema digital, é muito importante lembrar que a gente não tá falando só de ferramenta, estamos falamos de um pensar diferente”.
Ainda nesse episódio, tivemos o painel “Imergindo no mundo do desenvolvimento remoto”. Esse bate-papo contou com a participação de Moises Marques, Diretor de RH da Novo Nordisk, Milena Martins, Diretora Global Cultura & Talent da Vale, e Rafael Piccolo, Sócio da KPMG.
Até aqui, já tivemos bastante coisa, né? Mas isso ainda foi só o começo!
Episódio II: Retomada
Esse momento da live Big Business, em especial, conversa diretamente com o período que atravessamos em nossas empresas.
Agora, estamos começando a planejar a retomada das atividades. Então, decidimos falar sobre novas maneiras de se pensar em gerenciamento, treinamento, bem-estar e resiliência. Para isso, dividimos o capítulo em três painéis.
WorkTech
Com um trio de mulheres incríveis, falamos sobre a importância do trabalho em conjunto e resiliência.
Thais Cavinatto, Director Technology Strategy da Ambev, Luciana Paganato, Vice-Presidente de RH da Unilever, e Erika Braga, Diretora de RH da PwC, incentivaram ainda que as empresas capacitem seus colaboradores para aquilo que querem que seja desempenhado.
Os algoritmos do RH: como auxiliam na contratação e na montagem de equipes mais eficientes
Nesse painel da Big Business, discutimos sobre a relevância dos números e as formas de usar dados para diminuir a rotatividade de colaboradores, reter e atrair talentos diversos.
Felipe Calbucci, Diretor de Vendas da Indeed, Diego Raymundo, Head of Recruiting Operations LATAM do Facebook, e Luiz Augusto Tavares, General Manager Brazil da Sunstar, deixaram bem claro que a tecnologia deve ser utilizada para nos ajudar a enaltecer o lado humano.
Para encerrar o episódio, nossa fundadora, Sofia Esteves, comandou um bate-papo em um dos painéis mais aguardados da noite:
O que podemos aprender com a AWS: sobre gestão de pessoas, lideranças e as transformações tecnológicas para o novo mundo
Cleber Morais, Country Director da Amazon Web Services, compartilhou com a gente uma característica muito importante sobre a cultura da empresa:
“Toda a minha equipe é obcecada pelo cliente. Essa palavra é muito forte! Então tudo que a gente faz internamente, a gente faz para o cliente. É muito fácil um processo de decisão interna, porque toda vez que eu fizer em prol do cliente, estou tomando a decisão correta”.
Episódio III: Novo Mundo
Depois que entendemos os processos de reação e retomada a fundo, finalmente abordamos as expectativas e tendências do que vem pela frente.
Para analisar esse contexto sob a ótica de desigualdade racial, convidamos Nina Silva, Fundadora e CEO do Movimento Black Money, para moderar o painel “O novo normal e o avanço da desigualdade racial”.
Numa roda de conversa com Gilberto Costa, Diretor Executivo do JP Morgan, Marcelo Arantes, Vice-Presidente de RH da Braskem, e Barbara Galvão, Head de Diversidade e Inclusão da Uber, Nina destacou a necessidade da pauta racial entrar para o DNA das empresas.
A pauta é tão importante e complexa, que o painel se estendeu além do tempo previsto. Nesse espaço, os convidados falaram sobre a abertura de cargos de liderança para pessoas negras, medidas de diversidade e inclusão que aplicam nas empresas em que atuam, racismo no Brasil e muito mais.
Nina ainda enfatizou que “as pessoas que, infelizmente, expurgam o ódio para cima das outras, precisam entender que naquele ambiente ela não mais poderá exercer o seu preconceito”, ao falar sobre o dever das empresas atuarem bravamente contra o racismo.
E por falar em DNA das corporações…
Seguimos com o painel “Employer Branding: como construir relevância e respeito?”.
Nele, Aline Alves, Culture, Employee Experience and Employer Branding Sr Manager da Natura, Argentino Oliveira, Diretor de RH da Suzano, e Carlos Domingues, Gerente EVP, D&I e Cultura da PepsiCo, discutiram sobre a relevância e respeito que uma marca empregadora sólida e transparente ganha. Ao longo desse bate-papo, também conhecemos algumas ações de EB das empresas em que eles atuam.
Mas o que não parecia poder ficar ainda melhor, ficou!
Encerramos nossa programação com o painel “O RH pós-pandemia”, em que recebemos Sandro Magaldi, Coautor do best-seller “Gestão do Amanhã” e Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, numa conversa moderada por Maíra Habimorad, CEO da Utech.
Com essa troca incrível de experiências, ficou evidente que um futuro positivo exige empresas e pessoas mais responsáveis. O RH precisa ocupar o espaço de guardião da cultura organizacional, do bem estar dos funcionários e sustentabilidade do negócio.
O que aprendemos com a Big Business?
Ao longo de toda a programação, aprendemos lições importantes sobre onde podemos melhorar e evoluir enquanto empresas e seres humanos. Podemos ser mais responsáveis, mais inclusivos, mais resilientes e mais ativos na mudança que queremos ver acontecer.
De um modo geral, aprendemos que a pandemia apenas acelerou a mudança e, assim, nós temos todo o potencial necessário para atravessar esse período de crise.
Agora que você já entendeu um pouco do que foi a nossa maratona Big Business, aproveite para assistir na íntegra cada um dos nossos painéis. Afinal, agora você também faz parte do despertar de um novo mundo.