Blog Grupo Cia de Talentos
  • Grupo Cia de Talentos
    • Jovens
    • Executivos
    • Empresas
    • Bettha
  • Sobre o blog
  • Português

Blog Grupo Cia de Talentos

  • Grupo Cia de Talentos
    • Jovens
    • Executivos
    • Empresas
    • Bettha
  • Sobre o blog
  • Português
Tendências

Design & RH: muito além do visual bonito

por giomaz 1 de dezembro de 2017
1 de dezembro de 2017
Design & RH: muito além do visual bonito

“Design não é somente o que se vê ou o que se sente. Design é como funciona”.

Esta é uma das frases mais marcantes de Steve Jobs e que retrata como nós, aqui no Grupo Cia de Talentos, entendemos o design. É algo que vai além do Pantone de cores, dos ícones bacanas e do layout da apresentação. Design é isso e muito mais. É um conceito que extrapola o aspecto visual. Quando falamos de design, nos referimos também à resolução de problemas, ao uso das coisas, à funcionalidade e ao possível encantamento que podemos gerar. Na essência, é o que de fato agrega valor para quem usa um determinado produto ou serviço.

Provavelmente, você já deve ter ouvido como empresas e pessoas estão usando abordagens inspiradas no design para resolver problemas, entender as necessidades das pessoas e desenvolver soluções que sejam desejáveis. O design thinking, por exemplo, utiliza um processo conhecido como duplo-diamante, que conta com os 4 Ds:

– DESCOBRIR (Discover): é o momento de entender o contexto e a realidade das pessoas envolvidas em um determinado problema.
– DEFINIR (Define): refere-se ao processamento das informações, registro de insights e identificação de oportunidades específicas.
– DESENVOLVER (Develop): é quando começamos a gerar ideias e detalhar as possíveis soluções.
– ENTREGAR (Deliver): finalmente é a hora de testar e aprimorar as soluções.

Já o design de serviços ajuda a construir a jornada que as pessoas irão idealmente vivenciar quando interagem com um determinado produto ou serviço. Nesta abordagem, olhamos para diferentes momentos da experiência de consumo, desde como as pessoas ficam sabendo, até como utilizam, renovam, recomendam e eventualmente encerram o uso.  Olhar para o mapa da jornada do serviço garante relevância para quem o usa e ajuda as empresas a entregar o que prometem.

E o que tudo isso tem a ver com o RH? Tudo! Essa perspectiva do design vem transformando organizações e sociedade por meio de inovações que colocam o indivíduo no centro das soluções. No passado, olhávamos para os principais mecanismos de recursos humanos como processos e isso nos distanciou das pessoas mais importantes: candidatos e colaboradores.

Com estas abordagens temos apoiado empresas a promover projetos de seleção que encantem e impactem positivamente milhares de candidatos. Também ajudamos a criar experiências de aprendizagem que sejam relevantes e, de fato, atendam às necessidades dos participantes.

O Design Thinking e Design de Serviços propõem um novo papel para o RH: o de arquiteto de serviços e experiências memoráveis, que geram mais engajamento, significado e conexão para as pessoas. E você, já pensou como o design pode reinventar o RH e sua empresa?

Por Rajesh Rani
Innovation Expert

ATUALIDADEDESIGNEMPREGOEMPRESAEXECUTIVOJOVEMRHTENDÊNCIASTRABALHO
FacebookTwitterLinkedinWhatsapp
post anterior
3 metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula
próximo post
Trabalho Voluntário: como citar no currículo?

Post Relacionados

Você sabe o que é microlearning? Esse método...

Linguagem inclusiva e linguagem neutra: saiba tudo sobre...

5 livros para ler nessas férias

Processo seletivo 100% online: ele desaparecerá com a...

Série Jornada para o Futuro: LinkedIn e Networking

Série Jornada para o Futuro: Criatividade e Inovação

Série Jornada para o Futuro: Mindset Ágil

Série Jornada para o Futuro: Empatia

6 coisas que aprendemos com o RESET

Série Assessments: Facet 5

Deixe um comentário Cancelar resposta

Mantenha Contato

Facebook Twitter Instagram Linkedin

Recentes

  • 3 dicas para aproveitar melhor o seu tempo

    20 de maio de 2022
  • Você sabe o que é microlearning? Esse método irá turbinar seus estudos

    12 de maio de 2022
  • Me formei. E agora?

    4 de maio de 2022

Categorias

  • Carreira e Oportunidade
  • Cultura organizacional
  • Dúvidas sobre processo seletivo
  • Educação e Desenvolvimento
  • Noticia
  • Sem categoria
  • Sociedade e Mundo
  • Tendências

Arquivos

  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • fevereiro 2019
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017

Nuvem de Palavras

DICAS EMPREGO TRABALHO ENTREVISTA EMPRESAS CURRÍCULO EXECUTIVO JORNADA PARA O FUTURO MERCADO DE TRABALHO ESTÁGIO ENTREVISTA DE EMPREGO CARREIRA DOS SONHOS EDUCAÇÃO EMPLOYER BRANDING FUTURO ASSESSMENTS INOVAÇÃO EMPRESA TRAINEE JOVEM CULTURA E VALORES OPORTUNIDADE CARREIRA DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTO JOVENS PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE RH SOFT SKILLS

Fale Conosco

  • Contato

Siga a CT!

Instagram

Linkedin

Tik Tok

Telegram

Youtube

Facebook

Twitter

Assine a nossa newsletter

    Footer Logo

    © O blog de carreira do Grupo Cia de Talentos - | Politica de privacidade